A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte está convocando todos os beneficiários do programa Bolsa Família para comparecerem em qualquer Unidade Básica de Saúde para a realização da pesagem obrigatória.
A intensificação segue até o dia 15 de dezembro de 2017, em todas as UBSs do município. O objetivo principal da pesagem é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família.
De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde do Jardim Alvorada, Gabriela Jantomazzi, a pesagem é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício e precisa ser cumprida duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre.
Ainda segundo Gabriela, o Bolsa Família tem diversas condicionalidades para a família continuar recendo o benefício e uma delas é a pesagem. Por isso, todas as UBSs do município estarão realizando esse procedimento das 7h às 17 horas, de segunda a sexta. É preciso estar munido do documento de identidade e do cartão do Bolsa Família. Quem não realizar a pesagem corre o risco de perder o benefício.
Os outros requisitos para a manutenção do programa são: manter atualizado o calendário de vacinação das crianças de 0 a 7 anos; matricular crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos); atualização anual dos dados na Diretoria Municipal de Desenvolvimento Social ou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A pesagem do Bolsa Família é obrigatória para as mulheres entre 14 e 44 anos, crianças de 0 a 7 anos e gestantes.
Diretoria de Comunicação