24862633 2232633803429301 7085952326185856490 n

Novo Horizonte/SP - Dois moradores foram submetidos a exames clínicos para diagnóstico de chikungunya, já que há dois casos suspeitos da doença em Novo Horizonte, sendo um no Alto da Vila Patty e outro na Vila Patty. Em razão disso, a equipe responsável pelo combate à dengue no município, realizou a nebulização das áreas consideradas de risco nos dois bairros.


Mesmo assim, os funcionários do setor pedem para que a população continue colaborando com o trabalho de prevenção ao mosquito transmissor, principalmente em casa.

A chikungunya é causada pelo vírus de mesmo nome e a transmissão se dá por meio da picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectados. Casos de transmissão vertical podem ocorrer e, muitas vezes, provocam infecção neonatal grave.

Os sinais e sintomas são clinicamente parecidos aos da dengue – febre de início agudo, dores articulares e musculares, cefaleia, náusea, fadiga e exantema. A principal manifestação clínica que a difere são as fortes dores nas articulações, que muitas vezes podem estar acompanhadas de inchaço.

No Brasil, foram notificados, até 10 de dezembro, 263.598 casos prováveis da doença. Neste ano, foram registrados 159 óbitos, nos estados de Pernambuco (54), Paraíba (32), Rio Grande do Norte (25), Ceará (21), Rio de Janeiro (9), Alagoas (6), Bahia (4), Maranhão (5), Piauí (1), Sergipe (1) e Distrito Federal (1).

Os pacientes com a febre devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Outros anti-inflamatórios e remédios, como diclofenaco e ibuprofeno também não devem ser consumidos.

10 dicas para evitar a proliferação da dengue, zika e chikungunya : Acondicionar e dar destino adequado ao lixo; Eliminar pratos de vasos de plantas; Manter bebedouros de animais limpos e trocar a água diariamente; Manter as caixas de água limpas e devidamente tampadas; Eliminar adequadamente os pneus ou mantê-los abrigados das chuvas; Manter limpas as calhas e demais possíveis depósitos de água suspensos; Manter as piscinas tampadas, com algum tipo de cobertura que evite o acúmulo de água; Manter os tampos de vasos sanitários e ralinhos de banheiro fechados; Manter limpas bandejas de ar condicionado e geladeiras que possam acumular água; Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água.

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Novo Horizonte

Mais Lidas