O alpinista ibitinguense Rodrigo Raineri falou ao vivo à rádio Ternura de Ibitinga na manhã desta terça-feira (14), diretamente do Nepal, no Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros.
Nascido em Ibitinga e um dos mais experientes alpinistas, Raineri foi o primeiro brasileiro a escalar duas vezes o Monte Everest.
Nessa terceira escalada, Raineri deseja realizar um dos feitos mais radicais e perigosos no cume da montanha: ao chegar no topo, descê-la de parapente (um paraqueda que permite um vôo dinâmico onde o parapentista consegue através das condições e das correntes de ar, realizar uma descida mais tranqüila). Apenas três alpinistas realizaram essa descida até hoje.
Em entrevista com o jornalista Roque de Rosa, o alpinista comenta as condições climáticas e as etapas que realiza na subida:
“Estou eu e mais alguns brasileiros realizando a escalada, e devido ao ar rarefeito, já efetuamos nestes 30 dias, subidas e descidas para revitalização e a recuperação das energias. Na quinta-feira, dia 16, pela madrugada, estaremos retomando a subida para no dia 20 chegarmos ao topo”.
E comenta ainda: “As condições climáticas nos últimos dias estão favoráveis, porém vivemos noites que alcançam a marca dos 29, 30 graus negativos”.
Alpinista orgulho de Ibitinga no monte everest
JUBILEU DE DIAMANTE – 60 ANOS DE CONQUISTA
Neste ano, a conquista ao Monte Everest completa 60 anos, que se materializou no dia 29 de maio de 1953, com a expedição inglesa do neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgav.
Dentre as comemorações do jubileu de diamante, a descida do Everest de parapente por Raineri será uma das formas de homenagear a data, porém o alpinista comentou que não havia até nesta data (14/05) a autorização do Nepal para realização do feito, uma vez que o local é um parque nacional:
“Preciso aguardar o governo do Nepal autorizar minha descida, embora as condições climáticas estejam favoráveis”.
E finaliza:
“Agradeço pelo contato e envio meu carinho e meu abraço a minha família e a todos de Ibitinga que prestigiam meu trabalho!”.
Roque de Rosa desejou boa sorte ao alpinista que diariamente narra sua jornada através de uma rede social, postando todos os acontecimentos dessa importante e incrível jornada.
HISTÓRIA RADICAL DE VIDA
Rodrigo Raineri, nascido em Ibitinga, realizou sua primeira escalada aos 19 anos,e nunca mais parou de praticar esse esporte pouco comum, que envolve muita adrenalina, coragem e resistência física. Tanto que, pela dedicação ao esporte, tornou-a sua profissional, e é hoje proprietário da Grade6, agencia em Campinas-SP, que ministra esportes de aventura e segurança do trabalho em altura.
Autor do livro “No Teto do Mundo”(Editora Leya), Raineri conta muitas de suas experiências vividas, como as subidas no Everest ao lado do companheiro e saudoso Vitor Negrete, morto em maio de 2006, quando faleceu na descida da montanha, após ter atingido o cume sem o uso de oxigênio suplementar. Os detalhes desta tragédia estão contados no livro.
Do Portal Ternura