A linha de transmissão 600 kv, também chamada de "Linhão", será a maior instalação de transmissão do mundo, com um percurso de 2500 km, entre as cidades de Porto Velho (RO) e Araraquara (SP). A Obra está prevista para ser concluída até o final de 2012. Todas a terras atingidas pela linha deverão ser desapropriadas pelo Governo.

Por este e outros motivos, o IBAMA desenvolveu um estudo do impacto ambiental que a obra causará e estará apresentando para a comunidade de Itápolis e cidades vizinhas na próxima quarta-feira, dia 22/09 à partir das 18 horas na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itápolis, através de uma audiência pública que está sendo amplamente divulgada pelo respresentante do IBAMA Cláudio Bráz, que está há cerca de 10 dias na cidade cuidando dos preparativos para a audiência. Segundo Cláudio há grande expectativa de participação da sociedade, "inclusive estaremos distribuindo uma cartilha com o objetivo de esclarecer previamente algumas dúvidas básicas das pessoas".

A Audiência Pública contará com a presença da alta cúpula das empresas envolvidas no projeto e entidades governamentais. Na ocasião também será fornecido um "tira-gosto" para a população presente.

Já em Araraquara o projeto de implantação da Subestação Araraquara 2 também prevê a interligação com as Subestações Araraquara CTEEP e Araraquara Furnas, já existentes no município. Com a concessão da licença ambiental, a previsão é que as obras de terraplanagem tenham início já na próxima semana.

A energia elétrica será distribuída de Araraquara para o Sul do Brasil, e partes de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além da geração de centena de postos de trabalho, estima-se repasse anual de R$ 30 milhões para o município de Araraquara, a partir de 2013. O consórcio de empresas informou também que a área onde será instalada a Subestação em Araraquara 2 foi escolhida pela Aneeel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que a empresa terá um escritório na cidade.

Por Jovanir Reis
Redação Revistanet
20/09/2010