artte-canmdidatos

Nesta semana saiu o paracer do PRE para os candidadtos a prefeito de Itápolis nas Eleições Suplemenatres de 2015.O procurador do PRE (Procuradoria Regional Eleitoral/SP) opinou pelo provimento do recurso e consequente impugnação de dois candidatos a prefeito de Itápolis: Major Aviador Moacir Zitelli e Zequinha Kawachi. Já no caso dos candidatos Professor Antonio Cruz e Guto Biela o promotor do PRE opinou pelo desprovimento do recurso e consequente liberação. Agora os processos irão retornar para o tribunal, onde serão analisados e ai sim os desembargadores irão decidir quem está liberado e quem não está. O PRE só dá seu parecer, não julga, e por enquanto os 04 candidatos estão liberados para disputar. 

Entenda:

Os quatro grupos que disputam as eleições tiveram pedidos de impugnação dos candidatos a Prefeito de Itápolis:

Zequinha Kawachi -> Ministério Público (promotor) que solicitou impugnação.
Major Aviador Moacir Zitelli -> Ministério Público (promotor) que solicitou impugnação.
Guto Biella -> Coligação do Zequinha que solicitou a impugnação.
Professor Antonio Cruz -> Coligação do Zequinha que solicitou a impugnação.

Porém a Justiça local, através da Juiza, liberou os 04 candidatos, não acatando aos pedidos de impugnação.Foi então que:

1) Ministério Público em seu direito, recorreu da decisão, em relação ao candidato Major e Zequinha.
2) Grupo Zequinha, recorreu da decisão em relação ao Antônio e Guto.

Agora a segunda instância é julgada em SP, no TRE.O processo ao chegar no TRE é enviado a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral/SP), para o procurador estadual (promotor) dar um parecer antes do processo chegar as mãos dos desembargadores. E este que foi o resultado ontem:

1) ZEQUINHA - PRE (Promotor Estadual): Opinou pelo provimento do recurso e consequente impugnação.
2) Major - PRE (Promotor Estadual): Opinou pelo provimento do recurso e consequente impugnação.
3) Antônio -> PRE (Promotor Estadual): Ministério Público (promotor): Opinou pelo desprovimento do recurso e consequente liberação.
3) Guto -> PRE (Promotor Estadual): Ministério Público (promotor): Opinou pelo desprovimento do recurso e consequente liberação.

Agora os processos retornam para o tribunal, onde serão analisados e então os desembargadores irão decidir quem está liberado e quem não está.(O PRE só da seu parecer, não julga).

Por enquanto os 04 candidatos estão liberados, e vão disputar. Não há tempo hábil mais para alteração nas urnas. Caso alguma candidatura for impugnada mesmo após a eleição o vencedor irá se defender como o Mazzinho fez durante estes 02 anos.

Se os candidatos tomarão posse ou não, não há como saber. Mas os 04 candidatos estão liberados para a disputa deste domingo, dia 01 de Março.