plantasbor

Os aguapés tomaram conta das águas em nossa região: Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Borborema, Araçatuba, Sabino, Sales, Mendonça, cidades do interior de São Paulo. De acordo com especialistas, os aguapés aparecem nas águas do Rio Tietê sempre que a temperatura sobe muito e devido às barragens de nossa região.

Para o Coordenador de Recursos Hídricos da FATEC de Jaú (SP), é difícil controlar o problema em curto prazo. Outro problema também é o esgoto de cidades vizinhas, como por exemplo, Bauru (SP). De acordo com a Cetesb, os esgotos não tratados são fontes de nutrientes como nitrogênio e fósforo, responsáveis pela floração de algas e desenvolvimento massivo de plantas aquáticas como o aguapé.

O aguapé é uma planta nativa da região e não pode ser retirado da água, pois violaria as leis ambientais, seu aumento também se dá devido à matéria orgânica depositadas nos rios o que oferece a proliferação da planta “aguapé”, nos meses de abril e maio a tendência é que a planta seque e desapareça naturalmente.

“É necessário que seja feito um trabalho de educação ambiental para que as pessoas desenvolvam o bom senso e aresponsabilidade com as questões ambientais. Diminuindo assim a sua proliferação”, diz o Biólogo Reinaldo Fiomari Junior. As providências necessárias estão sendo tomadas pela Divisão Municipal de Meio Ambiente, fazendo contato com a CETESB e a AES Tietê esta responsável por nossa região. A Prefeitura do Município de Borborema através da Divisão de Meio Ambiente realizarão os trabalhos de limpeza de acordo com a determinação dos órgãos competentes.

(Texto: José Commandini Neto - Jornalista Profissional. Fotos: DMA)