Conheça a programação dos meses de Novembro e Dezembro

borbomis

Borborema é um dos municípios que com o apoio da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Virgilio do Amaral Filho, recebe o Ponto MIS, programa do Museu da Imagem e do Som (MIS). 

O programa Ponto MIS nasceu com o objetivo de promover a formação de público e a circulação de obras do cinema nacional pelo Estado de São Paulo. Assim, programas compostos por longas e curtas metragens integram uma programação que invade os espaços culturais de cidades do interior paulista.

Levar a programação do MIS para outros centros é uma das principais linhas de atuação na atual gestão do Museu. “Buscamos estabelecer parcerias para criar pontos itinerantes espalhados pelo Estado, que levam ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura”, explica André Sturm, diretor executivo da Instituição.

Realizado e organizado em uma parceria feita pelo MIS, Instituição da Secretaria do Estado da Cultura e Prefeitura Municipal de Borborema, a ação conta também com oficinas de audiovisual, fotografia e rodas de conversa com diretores, atores e equipe técnica das obras exibidas.

O Coordenador de Eventos Mauricio Costa, responsável pelo Ponto MIS em nossa cidade fala sobre o programa em nossa cidade. “São filmes originais, divertidos, que agradam a todos os públicos e, sobretudo, quase ninguém teria acesso de outra maneira”, afirma Mauricio.

O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, o projeto envia um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual.

“O objetivo do projeto é ressaltar a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local”, explicou Mauricio responsável pelo sucesso do programa em Borborema.

Para o mês de novembro e dezembro serão exibidos os curtas metragens Brichos – A Floresta é Nossa e Um dia... e logo depois outro; e os longas metragens Brichos 2 – A Floresta é Nossa e Tapete Vermelho – Ele só queria ver um filme do Mazzaropi, para as escolas que mostraram interesse em participar do programa neste mês de novembro agendando suas classes para participarem das exibições na Prefeitura Municipal.

Na segunda-feira, 25/11, estará sendo realizada a oficina “Os Atores na História do Cinema”, serão 40 vagas a partir de 16 anos. Os interessados poderão se inscrever no Museu Histórico Municipal ou pelo telefone (16) 3266-3498.

Esta oficina salientará que os atores são a face mais facilmente perceptível dos filmes. Contar a história do cinema através deles significa investigar como evoluíram os métodos de interpretação desde o cinema mudo, passando pelo cinema clássico até o cinema moderno; como a presença dos atores influencia no processo criativo do diretor e na recepção do filme pelo espectador; quais as grandes parcerias entre atores e diretores de cinema. A oficina se propõe a fazer um percurso histórico e estético pela história do cinema através da exibição de trechos de filmes de diferentes épocas e nacionalidades.

Texto: José Commandini Neto - Jornalista Profissional. Fotos: DMC