MÚSICA
Luciana Mello e Jair Oliveira (SP)- Os irmãos Jair de Oliveira e Luciana Mello apresentam o show baseado no disco O samba me cantou, lançado em 2010 e o primeiro trabalho que desenvolveram juntos, em paralelo às suas carreiras solo. No repertório, os cantores expressam suas influências e reúnem diversos compositores da música popular brasileira, com clássicos do samba de autores como Pixinguinha, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Dorival Caymmi, além de composições inéditas.
Luciana Mello – voz / Jair Oliveira – voz e violão / Ronaldo Rodrigues de Andrade Jr. – percuteria / Edmilson Capelupi – violão / Mario Sergio de Mattos – cavaco / Marcio Forte – percussão.
Duração: 90 min.
Classificação: Livre
TEATRO
Domdeandar - Cia. Teatral Manicômicos (MG)
Inspirada na obra de Fernando Sabino, a peça utiliza o lirismo para contar histórias recolhidas em viagens pelo interior de Minas Gerais. Os elementos cênicos se transformam num jogo lúdico e dinâmico, criando as diversas paisagens percorridas pelo personagem principal em sua busca por um amor para toda a vida. A companhia pesquisou a diversidade cultural de oito cidades, de onde extraíram experiências vividas como brincadeiras de crianças, relatos, causos e depoimentos.
Direção: Juliano Pereira.
Elenco: Anderson Rail, Elis Ferreira, Gheysla Nascimento, Jean Fábio, Marcos Fonseca e Orlando Talarico.
Participação especial: Gabriel Resende, Luis Nascimento, Nei Barbosa e Rafael Wolbert (Banda Martelo de Pano).
Duração: 75 min.
Classificação: LivreCIRCO
É Nóis na Xita- Grupo Namakaca (SP)
O espetáculo traz o convívio entre os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público e aceitam os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Utilizando a linguagem e as técnicas circenses, como o malabarismo, monociclos, acrobacias, equilibrismo e palhaçadas, a montagem é também um musical, pois brinca com cavaquinho, pandeiro e percussão. O grupo Namakaca tem o objetivo de ampliar, contribuir e preservar, por meio de pesquisas contínuas, os horizontes da linguagem do palhaço brasileiro.
Direção: Alexandre Roit.
Elenco: André Carvalho, Cafi Otta e César Lopes.
Duração: 45 min.
Classificação: Livre
LITERATURA
Amoroso - OsNaúticos (SP)
O espetáculo foi inspirado na obra poética de Alex Dias e Francesca Cricelli. Na forma de intervenção, serão recitados poemas de amor permeados por canções de Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo e Vinícius de Moraes. O grupo, fundado por poetas, pesquisadores e atores, mantém uma atividade contínua de pesquisa sobre poesia, literatura, artes plásticas, teatro e cinema, e busca somar a estética e o conteúdo, seja ele no campo da poesia, literatura, performance ou teatro.
Direção: Alex Dias.
Elenco: Alex Dias, Daniel Tápia, Pedro Martins.
Classificação: Livre
ARTEMÍDIA
Gambiociclo - Coletivo Gambiologia (MG)
Um triciclo diferente, adaptado com gerador elétrico, projetor, computador portátil, câmera e alto falante, torna-se uma Unidade Móvel de Transmissão Multimídia. A partir da interação com a população, passa a projetar vídeo e graffiti digital no espaço público, fazendo com que todos participem de uma criação artística coletiva. Intervenções que utilizam as ferramentas: Tagtool, Laser Tag e Graffiti Analysis.
Oficineiros: Lucas Mafra Spolaor, Alexandre Perocco e Frederico Paulino.
Classificação: Livre
VÍDEO
Vídeos de Animação
Curtas-metragens (BR)
Classificação: Livre
Exibição de curtas-metragens brasileiros de animação. Cada um dos roteiros contará com um programa diferente, a partir de uma curadoria elaborada.
Curadoria: Thomas Larson.
A Princesa e o Violinista
Fábula sobre o surgimento da tristeza. Pelos olhos de uma menina, descobrimos uma bela história, enquanto ela tenta entender o que sua mãe está sentindo.
Direção: Guto Bozzetti.
Duração: 10 min.
Vida Maria
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
Direção: Márcio Ramos.
Duração: 8 min.
Menina da Chuva
Bonecas vermelhas para as meninas vermelhas, bolas azuis para os meninos azuis.
Direção: Rosaria.
Duração: 6 min.