Evento de 5 a 14 de julho em Ibitinga é um dos mais importantes do segmento têxtil lar e terá lançamentos do Sebrae-SP para atendimento mais próximo da micro e pequena empresa
Cerca de 150 expositores e um público estimado em 200 mil pessoas estarão presentes na 40ª edição da Feira do Bordado de Ibitinga, que será realizada de 5 a 14 de julho no Pavilhão Permanente de Exposições “Dr. Licínio Hilmar de O. Arantes. A feira é um dos mais importantes eventos do segmento têxtil lar brasileiro e reúne uma grande oferta de produtos de cama, mesa, banho, decoração e enxovais de bebê.
Nesta edição, o Sebrae-SP Araraquara, que marca presença tradicionalmente com seu estande na feira, promoverá o lançamento, no dia 8 de julho, de produtos que visam a um atendimento mais próximo das empresas, como por exemplo: o Sebrae Móvel; o Sebrae Visita e o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). São iniciativas que buscam uma aproximação com o empresário para entender suas prioridades, oferecendo as oportunidades que ele realmente precisa para cuidar melhor da gestão dos negócios.
O escritório itinerante do Sebrae atende empresários formais que precisam de dicas e orientações para melhorar a gestão de seus empreendimentos, empresários informais que buscam a formalização e pessoas que têm o sonho de abrir o próprio negócio, mas não sabem por onde começar.
O Sebrae Visita leva seus consultores para os principais corredores comerciais para atender o empresário que, muitas vezes, não pode deixar o negócio e se deslocar até uma unidade do Sebrae para tirar dúvidas e obter as informações que precisa.
O ALI promove visitas periódicas às empresas participantes para identificar pontos de melhoria e propor ao empresário, mudanças para modernização em áreas como produção, layout, gestão de pessoas, atendimento ao cliente e custos dos produtos.
No dia 10 de junho, será lançado o selo de qualidade do Sindicato da Indústria e Comércio do Bordado de Ibitinga (Sindicobi) em parceria com a Faculdade de Ibitinga (Faibi) e haverá uma discussão sobre o tema “marcas e patentes” em parceira com a agência Inova Paula Souza. As ações visam à certificação e à capacitação das empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) e participam do Plano de Melhoria de Competitividade (PMC), desenvolvido pelo Sebrae-SP.
No dia 11, o Sebrae-SP e a Prefeitura local apresentarão ao município o projeto da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas. A Lei Geral permite, por exemplo, desburocratizar as etapas de abertura, alteração e encerramento de empresas, oferecer a oportunidade de venda de produtos e serviços para o próprio poder público, incentivar e promover a inovação tecnológica, ampliar e facilitar o acesso ao crédito, entre outros benefícios para micro e pequenos empreendedores.
“É uma excelente oportunidade para incentivarmos o ambiente empreendedor no município, uma vez que o evento mobiliza a comunidade empresarial e promove a geração de negócios, emprego e renda”, afirma a gerente regional do Sebrae-SP Araraquara, Marimar Guidorzi.
Todas as ações contam com a parceria do Sebrae-SP Araraquara, da Prefeitura Municipal de Ibitinga; da Câmara Municipal de Ibitinga, do Sindicato da Indústria e Comércio do Bordado de Ibitinga (Sindicobi) e da Associação Comercial de Ibitinga, que estarão reunidos durante o evento para promover ações conjuntas de fomento à Lei Geral, às atividades para o Arranjo Produtivo Local (APL) e aos demais setores econômicos da cidade.