Ação do Sebrae-SP Araraquara e parcerios leva atendimento gratuito para formalização, abertura e desenvolvimento de micro e pequenas empresas do comércio, da indústria, de serviços e do agronegócio

sebraetaba

De 24 a 28 de março, a equipe do Sebrae Móvel atenderá gratuitamente os empreendedores, empresários e produtores rurais de Tabatinga. O veículo que viaja por toda a região estará em diferentes pontos da cidade com atendimento que inclui informações sobre formalização do negócio, abertura de empresa, acesso a crédito e outras orientações de gestão empresarial, como opções tributárias, planejamento, controle financeiro, precificação, divulgação da empresa, vendas e assuntos do dia a dia das micro e pequenas empresas em diversos segmentos de atuação. No escritório itinerante também estão disponíveis a agenda de cursos, capacitações, palestras e consultorias do Sebrae-SP.

 

Embora Tabatinga se destaque nacionalmente pela indústria de confecção e decoração infantil, a maioria das cerca de mil empresas formalizadas no município hoje é do agronegócio. O setor criou recentemente a Associação dos Produtores Rurais de Tabatinga (Aprotaba), e as estufas de hortifrutis estão se tornando uma das atividades principais do agronegócio na cidade. Já são cerca de 200 unidades com cultivo de pimentão, tomate e outras frutas e hortaliças. Por isso, nos dias 26 e 27 de março o atendimento será voltado especialmente para o produtor rural tirar dúvidas sobre financiamento agrícola; custos de produção; controles financeiros; planejamento mercado e outras informações que interferem na gestão do negócio e nos lucros da produção.

Os microempreendedores individuais (MEIs), que são cerca de 96 na cidade, de acordo com o diretor de planejamento e inovação do município, Peterson Barleta, também poderão tirar suas dúvidas sobre emissão de nota fiscal, recolhimento de impostos, inadimplência, crédito e benefícios da categoria, que fatura até R$ 60 mil por ano, além buscar dicas para melhorar a gestão. A equipe do Sebrae Móvel também dará atenção especial a quem está na informalidade e deseja legalizar a empresa. “A meta é chegarmos até o final deste ano a 200 MEIs formalizados”, afirma Barleta.

“Nosso objetivo principal é promover um mutirão para facilitar o acesso à formalização dos negócios de quem está na informalidade seja no comércio, na indústria, em serviços ou no agronegócio. Estaremos disponíveis para prestar as informações necessárias sobre os benefícios da formalização e esclarecer todo o caminho a ser trilhado para abertura, legalização e desenvolvimento dos negócios locais”, afirma o presidente da Associação Comercial de Tabatinga, Marcelo Seminara Coura.

A iniciativa em Tabatinga conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Industrial, Sindicato Rural e Banco do Povo de Tabatinga. "Esse tipo de ação é sempre muito importante. Incentivar as empresas a se formalizaram e se desenvolverem é obrigação do Poder Executivo e estamos sempre buscando parceiras para essas ações”, ressalta o prefeito de Tabatinga, Rafael Jacob Camargo.

“O Sebrae Móvel tem sido uma importante oportunidade de ampliar nossa presença nas 19 cidades que abrangemos numa região com mais de 560 mil pessoas, facilitando o acesso ao conhecimento sobre gestão de negócios, especialmente nos locais mais distantes e para quem que tem maior dificuldade de se deslocar até a sede do escritório. Por isso, uma das prioridades do Sebrae-SP Araraquara em 2014 é dobrar esse atendimento”, afirma o gerente regional, Daniel Palácio.

No ano passado, a equipe da regional Araraquara do escritório itinerante realizou mais de 850 consultas no total para diversos segmentos do mercado, incluindo empresários formais e informais e o público interessado em abrir o próprio negócio. O veículo já passou por diferentes bairros de Araraquara; Matão; Américo Brasiliense; Boa Esperança do Sul; Cândido Rodrigues; Dobrada; Fernando Prestes; Gavião Peixoto; Ibitinga; Itápolis; Motuca; Nova Europa; Rincão; Santa Ernestina; Santa Lúcia; Tabatinga e Taquaritinga.

PRODUZA FÁCIL – No dia 27 de março, a programação em Tabatinga inclui a oficina de planejamento “Produza Fácil”. A atividade traz dicas e orientações para planejar a produção de forma simples e rápida e questiona o produtor sobre os seus produtos, seus compradores e o auxilia a escalonar sua produção para atender, de forma eficaz, os contratos de compra firmados. A capacitação também ajuda a deixar claro e visível para todos os envolvidos na produção as etapas a serem cumpridas, desde o plantio até a colheita. O kit do Produza Fácil contém um caderno explicativo, que ensina como o produtor deve usar o material, um painel de planejamento e papéis adesivos. “O mercado exige do produtor rural compromisso com o abastecimento em quantidade, qualidade e regularidade; por isso, é importante planejar a produção, oferecendo ao comprador segurança na entrega e no cumprimento do contrato de fornecimento. Um bom planejamento é a base para melhorar a gestão e aumentar os ganhos do produtor”, ressalta o consultor Luiz Felipe Cavallari.

SERVIÇO
Sebrae Móvel em Tabatinga

Data: 24/03 e 25/03
Local: Praça da Matriz
Endereço: Rua Dário Rodrigues Louzada, S/N. Centro
Horário: 9h às 16h
Atendimento gratuito: mutirão da formalização e regulamentação, “Limpe seu Crédito”, orientações de crédito (Banco do Povo), orientações aos empresários.

Data: 26/03
Local: Praça Central do Distrito de Curupá
Endereço: Rua Duque de Caxias, S/N.
Horário: 9h às 16h
Atendimento gratuito: mutirão da formalização e regulamentação, “Limpe seu Crédito”, orientações aos empresários, orientações de crédito (Banco do Povo) orientações ao agronegócio

Data: 27/03
Local: Centro de Lazer e Recreação
Endereço: Rua Pires de Carvalho, S/N. Vila Santa Cruz
Horário: 9h às 16h
Atendimento gratuito: Oficina "Produza Fácil", orientações ao agronegócio, orientações de crédito (Banco do Povo).

Data: 28/03
Local: Centro de Lazer e Recreação
Endereço: Rua Pires de Carvalho, S/N. Vila Santa Cruz
Horário: 9h às 16h
Atendimento gratuito: orientações de crédito (Banco do Povo); orientações aos empresários.

Sebrae-SP Araraquara
Endereço: Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 2903, na Vila Ferroviária.
Informações: 16 3332-3590

Mais Lidas