J.L.Reis - Da Redação - Em Itápolis a tradição do "Bom Princípio de Ano Novo" ainda é mantida pelas crianças e se transforma numa grande aventura.Willian (Foto Acima) se levantou as cinco da manhã e perto das 8h30 já exibia sua "sacolinha" bem cheia de doces, moedas e dinheiros, "Acordei às cinco mais valeu a pena", comemora.Já Raoni (Foto Abaixo)perdeu hora, acordou as 8h00;"Ainda não ganhei nada só uns 3 reais e pouco", lamenta.Veja Galeria de Fotos!
A exemplo dos dois citados, dezenas de crianças de Itápolis podiam ser vistas pelas ruas bem cedinho batendo nas casas e parando os carros pelas ruas para pedir bom princípio, sem dúvida um belo espetáculo de ser apreciado para quem aproveitou para acordar de manhã no dia 01 de janeiro de 2013 e começar o ano com o Pé Direito.
A maioria das pessoas adultas da cidade como Dona Maria do Hotel Avenida (Foto Abaixo) gosta de coloborar e participar desta saudável brincadeira, "Gosto muito de dar bom princípio as crianças.Já saio para ir a missa matinal de ano novo com as moedinhas no jeito.Eu nunca pedi bom princípio porque no meu tempo meninas não podiam pedir, só os meninos.Ainda bem que agora isto mudou", explica ela. (Fotos: J.L.Reis - jkasites.com.br)
Entenda a Tradição do Bom Princípio de Ano Novo:
Para os mais jovens a história pode parecer estranha, mas para quem está na faixa dos 30 e principalmente para quem tem ligações com as comunidades do interior, o Bom Princípio de Ano Novo é, com certeza, fonte de boas recordações. Não há um registro confiável sobre a origem da tradição, que em parte lembra o dia das bruxas americano
Logo que amanhece o primeiro dia do ano a criançada sai de porta em porta. Acordam os vizinhos, que quando abrem a casa recebem um entusiasmado Feliz Ano Novo. A criança geralmente já deseja o bom princípio com a mão esticada, aguardando o brinde que receberá em troca.
Quem chegava cedo, levava a maior prenda. Principalmente se fosse um menino. Reza a tradição que se o primeiro a bater a porta fosse homem a sorte do morador seria ainda maior. Dinheiro, bolachas, bombons e muitas balas. Morador que respeitava a tradição se preparava antes. Deixava a casa repleta de brindes aguardando a romaria. Claro, alguns ficavam fazendo beicinho, já que ninguém queria acordar cedo no primeiro dia do ano, mas tinham o mau humor vencido pelas inúmeras gargalhadas.
Este é o resumo do Bom Principio de Ano Novo, uma tradição do Folclore Brasileiro, que corre o risco de ser esquecido, mas que por sorte ele ainda é celebrado com entusiasmo por crianças em várias comunidades do Brasil.