GEPUA 30-06-2015

Os itapolitanos Juan Orellana, estudante do curso de Relações Internacionais da Unesp de Marília e Jeferson Lopes que cursa Artes Visuais na Unesp de Bauru estão organizando a exposição “O lado desconhecido da África”. O evento será realizado no sábado, dia 11 de julho, na sede do Rotary Club, às 19:00 horas e contará com a participação dos estudantes que integram o grupo GEPUA que é composto por intercambistas dos países africanos: Angola, Mocambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Benin, Congo, Togo e Gana, além dos alunos brasileiros da Unesp que tem como foco de estudo o continente.

Banner áfrica 30-6-2015

O GEPUA - Grupo de Estudo e Pesquisa “União Africana” da Unesp de Araraquara em parceria com o CARI - Centro Acadêmico de Relações Internacionais “Diplomata Sérgio Vieira de Mello” da Unesp Marília, realizarão o evento que visa desmistificar os estigmas culturais do continente, mostrando a realidade econômica, política, ambiental, educacional, gastronômica, turística, tecnológica, cultural e de infraestrutura. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, e o Rotary Club, estão apoiando a exposição.

O aluno Jeferson Lopes que é um dos organizadores contou que a partir do convite feito pela comissão organizadora para que ele decorasse um espaço do evento sua decisão foi fugir dos padrões costumeiros, no que tange o ato de meramente se “enfeitar”. “Partindo das premissas da arte contemporânea, propus a criação de uma atmosfera artística por meio de uma instalação que envolvesse materiais relativos à cultura africana, como objetos e obras de arte, que foram disponibilizados pela comissão. Também contarei com a colaboração dos meus colegas do 4º ano do curso de Artes Visuais da Unesp de Bauru para a preparação da exposição”, explicou Jeferson.

Venha prestigiar a Exposição e conhecer a cultura africana, a entrada será gratuita!

Como o GEPUA atua

Fundado em 2007, pelo jornalista Jose Carlos Ernesto e pela Profª Drª Ana Lucia Pereira da Universidade Federal de Tocantins, o GEPUA tem como objetivo central fortalecer os vínculos de reflexão e difusão de conhecimento a cerca da realidade Africana.

Anualmente, o grupo realiza eventos acadêmicos e culturais, tais como a Semana Acadêmica Africana da Unesp – Araraquara; festa cultural africana e exposições culturais em instituições de ensino, instituições públicas e privadas, com o objetivo de alcançar a sociedade em geral.