vac

A Secretaria de Saúde e o Controle de Vetores realizam a Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos, entre os dias 9 de setembro a 4 de outubro. As vacinas serão aplicadas conforme o cronograma que pode ser conferido abaixo. Vacinando o seu cão ou gato uma vez por ano, você o mantém protegido de contrair e transmitir a doença da raiva, evitando assim a transmissão para amigos, parentes e vizinhos. (Confira abaixo locais de vacinação)

vac2

A vacinação evita que a doença se espalhe. Os animais abandonados, por exemplo, facilitam a contaminação. O Controle de Vetores, inclusive, recomenda que cães e gatos devem ser mantidos em casa, e, que ao sair ele esteja com uma coleira.

Não deixe de vacinar seu cão ou gato de qualquer raça ou tamanho. A raiva é uma doença grave que pode contaminar os seres humanos. Caso ocorra algum acidente com cães ou gatos (mordidas ou arranhões) procure com urgência uma Unidade Básica de Saúde. É importante que o animal seja mantido em observação durante 10 dias.

A vacina é gratuita, enviada pela Secretaria Estadual da Saúde e distribuída nos municípios. Portanto, não deixe de vacinar seu animalzinho de estimação! Com certeza você, encontrará um Posto de Vacinação próximo de sua casa.

Lembre-se: a presença do dono do animal para segurá-lo é de suma importância no momento da vacinação, mas não permitam que crianças conduzam os animais, sem a supervisão de um adulto.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Se estiver com a doença da raiva, o animal ficará estranho, algumas vezes triste, inquieto ou irritado, com secreção espumosa na boca, não conseguindo comer ou beber. O animal doente, também, fica nervoso, sem controle, podendo morder qualquer objeto ou pessoa. Se o seu animal apresentar alguns destes sintomas, amarre-o e observe-o por 10 dias.

Imprensa Prefeitura de Itápolis