Não tem como escapar! O Imposto de Renda é obrigatório e todos os contribuintes têm que pagar. Mas você sabia que parte dele, pode ser destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de nosso município. Para isso, é preciso que a declaração seja feita no formulário Completo. Pois o modelo Simplificado não oferece a possibilidade de dedução.

O contribuinte físico pode deduzir e doar até 3% do Imposto de Renda Devido no momento da Declaração que pode ser feita até o dia 28 de abril de 2017, já para pessoa jurídica a dedução é de 1%.

Lembrando que a dedução dos valores destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente não prejudicam outras deduções, como aquelas relativas a dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia.

É importante saber que é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – quem decide onde o recurso será aplicado.

No município de Itápolis o valor arrecadado, é repassado para as entidades: APAE, Lar São José e Patrulha Mirim, e, usado também para desenvolver programas e ações sociais voltadas para a proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Segundo a presidente do CMDCA, Maurita Massari Porto, essa destinação é de suma importância para as entidades e para a realização de ações sociais desenvolvidas no município. “Também é uma oportunidade que o contribuinte tem de ajudar as crianças e adolescentes, sem nenhum custo a mais.

Justamente para o incentivo à doação ao Imposto de Renda, o Conselho realizou uma reunião no mês de março com os contadores de Itápolis. Também estiveram presentes no encontro o presidente da Associação dos Contadores, Adalmar Curioni, o delegado do Conselho Regional dos Contadores, José Roberto Biella Costa, o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr. Carlos Imaizumi, a presidente do CMDCA e líder da Pastoral da Criança, Maurita Massari Porto, o secretário de Desenvolvimento Social Cleiner Piquera, a assistente social da Prefeitura Maria Aparecida Bortolucci Ferrari e os representantes das Entidades e Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Converse com seu contador, esclareça suas dúvidas e manifeste o desejo de ajudar as crianças e os adolescentes do município.

Imprensa Prefeitura de Itápolis