O roubo de um veículo no Jardim Castelo Branco, na zona Leste, resultou numa perseguição policial com troca de tiros e um homem morto na avenida Eduardo Andrea Matarazo, na noite de domingo (4), na zona Norte de Ribeirão Preto.
A perseguição teve início próximo a rua dos Aliados, após o rádio da Polícia Militar comunicar todas as equipes em patrulhamento de uma ocorrência de roubo a veículo, modelo GM/Vectra e de cor preta.
Os policiais empenhados viram o momento em que um carro, com as mesmas características, cruzou a avenida no sentido centro, com dois suspeitos a bordo. A equipe tentou abordá-los, mas os ocupantes não teriam obedecido ao sinal de parada. Em seguida, as viaturas passaram a acompanhar o trajeto dos suspeitos.
No cruzamento da avenida com a rua Raul Pompéia, o motorista do carro em fuga perdeu o controle da direção. O veículo rodou pela avenida e bateu contra um muro e poste. Neste momento, segundo o boletim de ocorrência, os bandidos teriam abandonado o veículo e efetuado vários disparos contra as equipes policiais, que revidaram a ação.
De bruços
Na tentativa de sair correndo, o suspeito Julio Cesar Dias de Campos, de 24 anos, morador do Jardim Independência, foi baleado e caiu de bruços na rua.
Na versão da PM, ele já estava visivelmente ferido quando um policial se aproximou e solicitou a arma usada no crime, mas Julio ainda teria disparado mais dois tiros em direção ignorada.
Ele foi imobilizado e desarmado até a chegada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), porém, não resistiu aos ferimentos e o médico de plantão constatou a morte ainda no local.
Já o comparsa, Guilherme Vinicius da Silva, 21, que também foi alvejado no ombro, teria fugido pela rua São Francisco. Ele acabou detido após procurar atendimento médico por conta própria.
O criminoso foi atendido no HC-UE (Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas), onde permanece internado, sob escolta policial, sem previsão de alta. Guilherme deve responder por roubo de veículo com violência ou ameaça exercida com emprego de arma de fogo e resistência.
A vítima
O dono do veículo, I.A.P., 21, compareceu à delegacia e reconheceu o veículo recuperado e fotos da dupla de criminosos envolvida na perseguição policial. Ele informou que estava sozinho, em frente à residência, no Jardim Castelo Branco, quando foi rendido pelos dois homens armados de revólver e pistola, que levaram o carro.
O Vectra foi devolvido ao dono e os 19 cartuchos deflagrados na ação contra a PM, sendo 17 de calibre 40, um 38 e a capa de um projétil intacto, foram apreendidos pela Polícia Civil. (CidadeOn)