Uma promotora de vendas afirma ter perdido R$ 38,6 mil depois de ser vítima de um golpe em Ribeirão Preto.

Ao g1, Nelci Rodrigues de Souza explicou que estava trabalhando em um mercado por volta das 12h de sábado, quando recebeu uma ligação de uma pessoa que se identificou como funcionária do Nubank, onde ela possui conta.

O golpista alegou que outras pessoas estavam fazendo compras no CPF de Nelci e que, por isso, ela precisaria transferir o dinheiro dela para uma suposta nova conta.

A vítima recebeu códigos no celular e autorizou transferências nos valores de R$ 19 mil e R$ 9,9 mil, mas o dinheiro, na verdade, foi transferido para uma conta dos criminosos.

Ainda acreditando que estava conversando com um funcionário do banco, a promotora de vendas concordou em passar R$ 9,7 mil, referentes ao limite do cartão de crédito, para uma conta dela do Bradesco, mas o valor também acabou indo para o golpista.

Quando percebeu que tinha sido vítima de um golpe, a mulher procurou a polícia e as instituições bancárias, mas não havia conseguido reaver o dinheiro até a publicação desta reportagem.

O caso foi registrado como estelionato.

Falta de alerta e acesso a dados
A principal reclamação de Nelci sobre os bancos é em relação, segundo ela, à falta de um alerta de confirmação no momento em que realizava as transações. Além disso, diz que os golpistas sabiam de todos os dados da conta.

"Nunca fiz um Pix tão alto assim e muito menos pegar meu único limite e mandar para o Bradesco, e o Bradesco não me chamar, ninguém me chamar para nada. Estou em um desespero, à base de remédio para dormir."

O que dizem as instituições?
Em nota, o Nubank informou que em respeito ao sigilo bancário, não comenta casos específicos, mas que o caso mostrado na reportagem está sob análise e que quaisquer esclarecimentos serão feitos diretamente à cliente.

A empresa disse que atua com diferentes mecanismos preventivos e de defesa para manter os clientes em segurança, incluindo ferramentas no próprio aplicativo e iniciativas de conscientização para alertar as pessoas sobre golpes como o da falsa central, que tem afetado clientes de toda a indústria.

Por fim, o Nubank orientou os clientes a desconfiarem de ligações feitas para ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no internet banking, já que as instituições não ligam para informar sobre elas.

Também reforçou aos correntistas a nunca transferirem dinheiro para contas desconhecidas em caso de receberem contato de supostos funcionários informando que houve erro em transações e que elas precisam ser refeitas.
Procurado, o Bradesco não comentou o assunto até a publicação da matéria.

G1