jos

Buggy do cantor sertanejo José Rico foi localizado durante a operação (Foto: Wagner Morente/Comunicação GCM Limeira)

Uma operação lacrou, nesta terça-feira (5), um desmanche de veículo que funcionava sem autorização em Limeira (SP). Ao todo, cinco terrenos do mesmo proprietário foram vistoriados no Jardim São Lourenço. Durante a ação, foi encontrado, em uma chácara, um buggy furtado do "castelo" do cantor sertanejo José Rico, que fazia dupla com Milionário e morreu em 2015.


A operação da prefeitura ocorreu em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). Segundo o Detran, o proprietário admitiu que atuava sem autorização para desmontar e revender peças de veículos.

O secretário de Segurança e Defesa Civil de Limeira, Francisco Alves da Silva, explicou que os terrenos ficavam no mesmo lote. As peças estavam em galpões a céu aberto e outra parte foi deixada até na calçada. Por isso, foram emitidas 16 autuações por estacionamento em local proibido. A operação encontrou, ainda, água parada e larvas, o que culminou com um auto de infração por fator ambiental de risco à saúde.

Além disso, fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente emitiram notificação em decorrência do acúmulo de peças automotivas com vazamento de óleo no solo e na calçada. Foi emitido certificado de interdição da prefeitura.

Depois de vistoriar os terrenos no Jardim São Lourenço, as autoridades foram a uma chácara do mesmo proprietário do desmanche, no bairro dos Jequitibás. No local, encontraram um galpão onde estava o buggy.
Além do buggy, que foi furtado em setembro, outro veículo, um Chevete bege, furtado em Santa Bárbara D'Oeste (SP), foi recuperado na chácara vizinha.

Duas pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia.Segundo o secretário, a operação partiu de denúncias recebidas por ele em reuniões do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Limeira há cerca de dois meses. "Eu já tinha pedido para um fiscal ir ao local verificar se ele tinha alvará de funcionamento naquela região e foi constatado que não tinha.

Então foi organizada a operação e o resultado foi positivo", disse.


Furto no castelo
Segundo a Guarda Civil Municipal, o castelo foi furtado no dia 18 de setembro. O local não tem moradores e está em processo de inventário pela família do cantor, informou a corporação, mas é guardado por funcionários.

Após o furto, familiares registraram o crime na delegacia de Santa Bárbara d'Oeste. O castelo fica no bairro Jaguari, na zona rural de Limeira. A GCM havia recuperado parte dos pertences, mas faltavam objetos, dentre eles o buggy amarelo encontrado nesta terça.

 

Do G1