o1

Sete ônibus foram apreendidos por transporte clandestino na região de Ribeirão Preto (Foto: ANTT/Divulgação)

Sete ônibus foram apreendidos na noite desta segunda-feira (11) por suspeita de transporte clandestino de passageiros na região de Ribeirão Preto (SP) durante a operação Golfo de Áden, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 


Ao todo, 221 pessoas foram retiradas dos coletivos que, segundo a ANTT, não apresentavam condições mínimas de segurança. A Agência lavrou 30 autos de infração e informou que as multas aplicadas somam R$ 96 mil.

 

Em Ribeirão, dois ônibus foram apreendidos, sendo que um deles foi parado na Rodovia Anhanguera (SP-330), quando seguia de São Luís do Maranhão (MA) para a capital paulista com 45 passageiros.

A ANTT informou que, apesar de possuir registro, o coletivo só tem autorização para fretamento e não para viagens cobrando tarifas individuais, ou seja, com venda de passagens avulsas. O veículo foi levado a um pátio em Araraquara (SP).

Segundo a Agência, o ônibus deve ficar no local por 72 horas e só poderá ser retirado pela empresa mediante comprovação de reembolso dos valores pagos pelos passageiros e pagamento dos custos de pátio.

Um coletivo que seguia de São Paulo (SP) para Brasília (DF) também foi autuado pela ANTT na Anhanguera. De acordo com a Agência, os documentos apresentados pelo motorista eram de outro veículo. A empresa também transportava bagagens irregularmente no corredor.

Em Pedregulho (SP), dois ônibus que seguiam de São Paulo para Brasília também foram autuados. A ANTT informou que ambos os motoristas não tinham vínculo empregatício e um deles estava com o extintor de incêndio vencido.

Os fiscais também apreenderam dois ônibus em Barretos (SP), que faziam o trecho São Paulo – Goiânia (GO), e outro em Igarapava (SP), que seguia de São Bernardo do Campo (SP) para Fortaleza (CE). Esse último estava com o extintor de incêndio sem pino e lacre.

 

Do G1