Do G1 - O homem que aparece em um vídeo de câmeras de segurança esfaqueando a ex-companheira dele em Jaboticabal (SP) foi preso nesta quarta-feira (24) em Santos (SP).


Segundo a polícia, Matheus Garcia dos Santos, de 29 anos, principal suspeito do crime, foi encontrado após dar entrada em um hospital de Santos. Ele trabalha em Praia Grande (SP).

A vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e recebeu alta médica no mesmo dia do ataque.

O advogado de defesa do suspeito, Humberto Costa, disse que vai pedir a revogação da prisão preventiva.


Prisão no litoral

De acordo com a delegada Raphaela Sanches Correa, da Delegacia da Mulher de Jaboticabal, a Justiça havia decretado a prisão preventiva dele. Diligências foram feitas na cidade do crime e em Boa Esperança do Sul (SP), onde o rapaz tem parentes, mas ele não foi encontrado.

No entanto, a polícia foi informada que Matheus se apresentaria voluntariamente em Jaboticabal na terça-feira (23), o que não aconteceu devido a um quadro de diabetes que o levou à internação. Segundo o advogado, a doença foi desencadeada por uma crise nervosa.

“O advogado entrou em contato dizendo que ele estaria doente, estaria internado em um hospital. Descobrimos que ele deu entrada em um hospital de Praia Grande, depois saiu e deu entrada em um hospital em Santos. Os policiais se dirigiram até lá e cumpriram o mandado”.

Ainda segundo a delegada, não há previsão de alta médica para o suspeito, que está sob escolta policial no hospital.

Assim que ele deixar o hospital, será levado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santos. Depois, de acordo com a delegada, a Justiça vai definir para qual cidade ele vai ser encaminhado. O advogado informou que, caso o pedido de prisão não seja revogado, vai entrar com solicitação de Habeas Corpus.

O caso

A vítima é jovem de 21 anos. Ela foi esfaqueada na tarde de quarta-feira (17). Imagens de câmeras de segurança registraram a ação. O caso foi registrado como violência doméstica e tentativa de feminicídio pela Polícia Civil.

O relógio da câmera de segurança de um estabelecimento comercial marcava pouco mais de 14h quando a mulher saiu correndo de uma casa até o canteiro central da Avenida Maria de Fátima Morello Brendolan.

Em seguida, ela discute com o homem e tenta manter distância, mas ele parte para o ataque. Nas imagens obtidas pela reportagem (veja acima), editadas por serem de extrema violência, é possível ver que ela leva uma série de facadas e cai no chão.


Segundo o boletim de ocorrência, foram em torno de dez golpes, que atingiram principalmente pescoço e tórax.

Na sequência, o criminoso foge em um carro e testemunhas chamaram o resgate.

Segundo a polícia, a mulher chegou a conseguir uma medida protetiva contra o ex-companheiro e já tinha sido vítima de violência doméstica.