O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) alerta para um e-mail falso que circula na internet.
A mensagem fala sobre a suposta clonagem da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e pede que o condutor abra um arquivo anexo, que seria um relatório de investigação do caso.
Além de conter erros de gramática, como o trecho “Todos as informações esta contida”, a mensagem usa a logomarca antiga do Departamento (em azul e laranja), de quando era vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Além disso, o endereço do remetente (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) não pertence ao Detran-SP – que é um órgão do Governo do Estado de São Paulo e, portanto, não utiliza a terminação .com.
O Detran-SP alerta que não envia e-mails para os cidadãos, exceto nos casos de resposta às manifestações enviadas a seus canais de atendimento (Disque Detran, Fale com o Detran e Ouvidoria).
Toda comunicação do departamento com os condutores e donos de veículos é realizada de duas formas: correspondência enviada pelos Correios ao endereço de cadastro ou mensagem de texto via celular (quando autorizado previamente).