Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O Banco do Brasil alertou nesta semana sobre um novo golpe que utiliza o nome da instituição bancária para fazer vítimas, rolando seus dados e obtendo lucros. Os criminosos enviam mensagens SMS, se passando pelo banco, informando ao dono do celular que sua conta será bloqueada por motivos de segurança e que, para evitar esse procedimento, ele deve clicar em um link encurtado, que dificulta a checagem do endereço.
Ao clicar, o usuário acaba oferecendo, sem querer, seus dados bancários a pessoas mal intencionadas, que podem usar essas informações para fazer compras, transferências e até empréstimos.
Em comunicado ao site TV Jornal, a assessoria do Banco do Brasil informou que não realiza ligações, nem envia mensagens ou links pedindo a senha de seus clientes. O banco pede às pessoas que sempre verifiquem o remetente desse tipo de comunicação. As mensagens enviadas pelo banco chegam sempre pelo telefone 4004-0001, o que significa que SMSs enviados de outros números devem ser ignorados.
Quem receber uma mensagem suspeita pode enviá-la para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.