Quem faz dieta de restrição calórica deve estar sempre atento: a ideia é alimentar-se bem, com variedade de pratos. Estas dicas servirão de lembrete para que você não se alimente mal e continue sem problemas com o seu programa de perda de peso saudável
1-Inclua na dieta carnes magras (branca ou vermelha), peixes e laticínios com pouca gordura, como leite desnatado e queijo branco. Eles têm proteínas e menos calorias.
2-Prefira as gorduras de boa qualidade, como as de origem vegetal (não saturadas), a exemplo dos óleos de oliva ou canola, frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e também as gorduras dos peixes de água fria. Evite as que estão presentes nas frituras, carnes gordurosas, bacon, maionese, laticínios integrais ou queijos gordos. Esse tipo de gordura aumenta os índices de colesterol.
3-Prefira temperar a salada com limão. Use o mínimo possível de azeite. Apesar de ser um alimento com propriedades funcionais, esse tipo de óleo também tem muitas calorias e pode aumentar seu peso.
4-Se você está com vontade de comer doce, experimente alternativas menos calóricas, como picolé de fruta, sorvete light, doces caseiros, chocolate meio amargo, mas em quantidade moderada.
5-Evite o excesso de sal e nunca coloque o saleiro na mesa, principalmente se você for hipertenso. Ele aumenta a pressão e faz o organismo inchar pelo acúmulo de líquidos.
6-Substitua a maionese e o creme de leite das saladas por iogurte desnatado de consistência firme para ter a mesma cremosidade sem as calorias da maionese ou do creme de leite.
7-Evite se pesar com frequência. Expulse a balança de casa e prefira sentir pelas suas roupas os resultados. Afinal, nada melhor do que entrar e ficar confortável naquela calça que estava há anos de lado no guarda-roupa.
8-Cuidado com as bebidas alcoólicas: elas têm alto teor calórico. E normalmente o seu consumo está associado a petiscos como amendoins e frituras, também repletos de calorias. Além disso, esses petiscos contêm muito sal, o que aumenta a vontade de ingerir bebida alcoólica.
9-Evite beber líquidos durante as refeições, principalmente os que contêm gás (como refrigerantes). Se realmente precisar ingerir algum líquido, prefira água, um chá gelado ou limonada (no máximo 240 ml). Beber os líquidos gelados aumenta a termogênese alimentar, fazendo o organismo consumir mais calorias no trabalho da digestão.
10-Tome bastante água. O organismo costuma confundir a sensação de sede com a de fome.