imunidade

Manter a imunidade é essencial na rotina diária, especialmente para se prevenir de doenças infecciosas que podemos adquirir em ambientes aglomerados e na turbulência dos transportes públicos. A alimentação tem papel fundamental nesse sentido, tendo em vista que diferentes alimentos possuem capacidade em regular a resposta imunológica e aumentar as defesas corporais para combater patologias.

A natureza é rica em termos de nutrientes e compostos bioativos com efeitos benéficos à imunidade. Ela traz uma infinidade de alimentos com alto teor nutricional que podem ajudar na modulação imunológica.

Veja uma lista deles para você incluir na sua rotina alimentar:

1. Frutas cítricas

Fontes naturais de vitamina C, nutriente chave para a imunidade, as frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi e tomate ajudam a aumentar a resistência do organismo.

2. Vegetais verdes escuros

Brócolis, couve e espinafre são ricos em ácido fólico, um nutriente capaz de ajudar na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa corporal.

3. Alimentos ricos em zinco

Cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) possuem uma alta concentração de zinco, mineral que combate resfriados, gripes e outras doenças associadas ao sistema imunológico.

4. Oleaginosas

A vitamina E é benéfica, principalmente para os idosos, no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade. Além disso, ela tem um potente efeito antioxidante que pode ser associado com a vitamina C, pela combinação de alimentos como castanhas, amêndoas e vegetais folhosos.

5. Fontes naturais de ômega-3

O ômega 3 encontrado, por exemplo, na semente de chia e linhaça, auxilia na redução da inflamação corporal, ajudando a imunidade. Nessa época que enfrentamos é preciso reforçar os cuidados com a saúde e manter a imunidade sempre alta para combater uma possível infecção! TVTem

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