057-57

Pesquisadores resolveram analisar os benefícios do chá verde, muito comentados nas dietas modernas e tradicionais, e descobriram alguns fatores importantes. O chá verde parece bloquear a digestão do amido, que pode contribuir para a perda de peso, de acordo com o estudo.

Os pesquisadores deram um wafer com extrato de chá verde, o equivalente a beber vários copos por dia, para as pessoas, depois delas terem comido um cereal antes do almoço.

Jaroslaw Walkowiak, da Universidade de Ciências Médicas de Poznan, na Polônia, descobriu que uma única dose de extrato de chá verde reduziu a digestão do amido e sua absorção. Estudos anteriores demonstraram que o consumo de chá habitual tem um efeito positivo sobre a saúde.

"O chá verde é conhecido mundialmente por seus efeitos benéficos sobre a saúde humana, no entanto, dados objetivos que avaliam essa influência nos seres humanos são escassos”, escrevem os pesquisadores na revista Scientific Reports.

Os autores observaram que a dose de extrato de chá verde usada no estudo mais recente foi equivalente a, pelo menos, várias xícaras. Mais estudos são necessários para determinar o mecanismo envolvido e o significado clínico dos componentes químicos do chá verde.

Dados de 2013 revelam que 2,1 bilhões de adultos foram considerados acima do peso, principalmente por conta da falta de atividade física, dieta desregulada e hábitos não saudáveis.

A ingestão de carboidratos, principalmente o amido, que é mais comumente encontrado nos alimentos, é uma aliada no ganho de peso. Portanto, descobrir mais sobre os benefícios do chá verde seria ganhar uma “ajuda extra” muito importante para contornar os dados alarmantes de obesidade.

Fonte: Jornal Ciência