A empresa de biotecnologia alemã CureVac, que está desenvolvendo uma candidata a vacina contra Covid-19, obteve um empréstimo de 75 milhões de euros do Banco de Investimento Europeu para aumentar sua capacidade de produção.

A empresa, que está planejando uma oferta pública inicial nos Estados Unidos neste mês, disse nesta segunda-feira que o empréstimo a ajudará a investir em sua chamada tecnologia de RNA mensageiro e a acelerar a construção de uma quarta instalação de fabricação em sua sede de Tuebingen, na Alemanha.

É a segunda injeção de fundos novos na companhia– em junho, o governo alemão investiu 300 milhões de euros em uma participação de 23% na empresa para ajudar o desenvolvimento de sua vacina contra Covid-19.

A CureVac, que tem apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, é pioneira na tecnologia de RNA mensageiro, que também está sendo investigada pela BioNTech e sua parceira Pfizer e ainda pela Moderna.

Moléculas de RNA são versões de fio único das hélices duplas de DNA. Graças ao seu padrão molecular recorrente, é possível produzi-las em um processo bioquímico relativamente simples que não exige células vivas modificadas geneticamente, que são necessárias para produzir a maioria dos outros remédios de empresas de biotecnologia.

“Estamos ansiosos para agilizar a finalização de nossa instalação de produção em escala industrial para fornecer o suprimento criticamente necessário de vacinas inovadoras baseadas em mRNA”, disse Pierre Kemula, gerente-chefe de financiamento da CureVac, em um comunicado.

O financiamento será disponibilizado em três parcelas de 25 milhões de euros após a finalização de marcos preestabelecidos.

A CureVac iniciou um teste clínico de Fase 1 de uma vacina experimental contra coronavírus na Alemanha e na Bélgica, e disse que os primeiros resultados significativos podem estar disponíveis em setembro ou outubro.

REUTERS