Em Itápolis, seguem ações de Mobilização contra o Aedes
Equipe do Controle de Vetores orienta população em Itápolis
Jaboticabal, Brodowski e Ribeirão Preto estão em estado de alerta para epidemia de dengue, de acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegytpti (LirAa), divulgado essa semana.
O LirAa foi elaborado em outubro desse ano pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios e a pesquisa é considerada instrumento para as orientações de ações de controle. Ribeirão está com índice de 1,4, Brodowski com 1,7 e Jaboticabal com 1,8. O índice considerado aceitável é 1.
No último boletim sobre a dengue divulgado pela Secretaria da Saúde, Ribeirão registrou 380 casos da doença.
Em Itápolis a equipe do Controle de Vetores da Prefeitura Municipal desenvolveu uma série de atividades para alertar a população sobre o perigo que a dengue representa. As ações mais intensas estavam em sincronia com a Semana Estadual de Mobilização contra a dengue, que teve como finalidade desenvolver ações de orientação e prevenção da doença junto à comunidade, através da instalação de faixas, colocação de cartazes, distribuição de materiais informativos no farol e palestras em escolas.
A recomendação para a população é que procure o atendimento médico em casos de sinais e sintomas da dengue, como: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas articulações, cansaço, perda de apetite, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.
Chikungunya
A situação é preocupante, por causa do chikungunya. O vírus transmitido pelo mesmo vetor da dengue já registrou mais de mil casos no país, principalmente nos estados da Bahia e do Amapá.