dengueso

Pacientes com sintomas de dengue lotam os postos de saúde de Sorocaba. A cidade vive uma epidemia de dengue e está em estado de emergência sanitária. Até o dia 28 de janeiro tinham sido confirmados 547 casos, número maior que as ocorrências de todo o ano de 2014. Pelo menos cem pessoas com suspeita da doença esperavam até três horas para serem atendidas nesta segunda-feira (2) na unidade de pronto-atendimento da zona leste. Muitas estavam em pé por falta de acomodação.

Médicos, enfermeiros e auxiliares não davam conta da demanda. Pacientes que entraram nas dependências às 8 horas, só foram liberadas por volta das 16 horas, após passar por consulta, ceder amostras para exames, receber medicação e cumprir um longo protocolo, já que a doença é de notificação obrigatória. Na cidade, equipes trabalham no combate ao mosquito transmissor em várias frentes, especialmente em bairros das regiões norte e oeste, onde a incidência é maior.

A vigilância epidemiológica de Presidente Prudente, no extremo oeste do Estado de São Paulo, confirmou os quatro primeiros casos de dengue de 2015, o que mostra que a doença já atingiu todas as regiões do Estado. Outros 27 pacientes aguardam resultados de exames e há 88 novas notificações. A rapidez na propagação do vírus pôs a cidade em alerta.

Saiba quais são os sintomas e como se prevenir da dengue

Na região, foram registradas sete mortes com diagnóstico de dengue, faltando ainda a confirmação por exames de laboratório — três em Guararapes, duas em Catanduva, uma em Lins, outra em Marília. As duas primeiras cidades estão em estado de emergência. Além de Sorocaba, também decretaram emergência Paraguaçu Paulista e Penápolis