A ômicron tem levado muito mais gente a fazer o teste de detecção da Covid - e isso é muito importante. Só que tem o momento certo para se testar.
A procura por testes rápidos nas farmácias aumentou 70% em janeiro. Especialistas afirmam que, diante da explosão de casos suspeitos com sintomas leves, o exame de antígeno é uma ferramenta importante para diagnosticar e conter a circulação da Covid. Mas reforçam que para reduzir o risco de falso negativo, é fundamental fazer o exame no momento adequado. O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, afirma que é preciso esperar pelo menos 48 horas após o início dos sintomas para realizar o exame de antígeno, feito com swab nasal.
“Porque esse teste tem mesmo uma menor sensibilidade. Quando você tem uma carga viral muito alta, ele consegue detectar sem problema. Mas se essa carga viral for muito baixa ainda, você pode ter um falso negativo nesse teste”, explica.
“Às vezes, a pessoa faz um teste achando que não é Covid, que pode estar liberado, e na realidade aquilo ali é porque ainda não deu tempo daquele teste positivar. Então, por isso, a gente recomenda que ela espere pelo menos 48 horas para realizar esse teste”, diz Chebabo.
Se o resultado der negativo e os sintomas persistirem, a orientação é repetir o exame nos dias seguintes ou fazer um PCR. E enquanto aguarda até o dia do teste, o remédio que protege todo mundo é o isolamento.
“Se a pessoa procura no primeiro dia dos sintomas mas dá um resultado negativo, ela pode estar ainda transmitindo o vírus e ainda assim circulando. Então, se a pessoa está com sintomas, o primeiro passo é o isolamento”, afirma o epidemiologista Diego Spinoza.
g1