Um adolescente, de 16 anos, do Rio de Janeiro, pode ser o primeiro caso confirmado de dupla infecção por covid-19 e gripe, simultaneamente, no Brasil. A informação foi revelada pela família, que diz ter feito testes em laboratórios particulares. A Secretaria de Saúde ainda não confirma ter recebido o caso.

O jovem começou a ter sintomas na última quarta-feira (29), quando foi submetido a testes de gripe e covid-19. Ambos deram positivo. A família, então, decidiu repetir o exame e procurou outro laboratório. Novamente, os resultados acusaram a presença dos dois vírus.

Também em entrevista à TV Globo, a mãe do adolescente, Adriana Soutto Mayor, disse que ele já havia sido vacinado tanto contra covid-19 quanto contra a gripe. "Ele está bem, mas pode acontecer. Por isso, cuidem-se porque os dois vírus podem existir no nosso organismo ao mesmo tempo", afirmou.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro ressaltou também que ainda não existem estudos para saber quais as consequências para os pacientes que tiveram as duas infecções.

Israel

O primeiro caso documentado no mundo de infecção simultânea pelo novo coronavírus SarsCoV-2 e pelo vírus Influenza, conhecido como "flurona", foi detectado em Israel. Trata-se de uma mulher grávida não vacinada, confirmou o Ministério da Saúde israelense. Flurona é uma designação definida a partir dos termos "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).