A proposta da Campanha Estadual de Intensificação para Testagem da Hepatite C, que acontece de 16 a 31 de julho, tem como objetivo principal a identificação de novos casos da doença e encaminhamento para tratamento, assim como trabalhar na conscientização da população sobre o tema. O diagnóstico e tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado.
O foco principal dessa campanha é para a população maior de 40 anos, considerando que o controle de materiais usados para tratamento dentário, injeções, tatuagens, aplicação de piercings e limpeza das unhas, entre outras práticas, atualmente é muito qualificado, mas não era assim no passado. Outra circunstância preocupante é que antes de 1993, não havia teste para garantir que o sangue transfundido estava livre do vírus da hepatite C. Portanto, também é muito importante que quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993 faça o teste para Hepatite C ao menos uma vez na vida.
Em Itápolis a partir da segunda-feira, dia 16 de julho até 31 do mesmo mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Redenção, Jardim São Benedito, Jacy Tucci e Centro de Saúde estarão realizando os Testes para a Hepatite C.
OBS: os Testes Rápidos para Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sifilis são oferecidos para a população na rotina diária das Unidades Básicas de Saúde, durante todo o ano.
O QUE É HEPATITE VIRAL C?
Hepatite Viral C é a inflamação do fígado, causada por vírus C. Nem sempre apresenta sintomas, quando aparecem podem provocar cansaço, tontura, náusea e vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Muitas pessoas podem ser portadoras dos vírus que causam a Hepatite C, mas ainda não sabem.
COMO SE PEGA A HEPATITE C?
A Hepatite C pode ser transmitida por sangue contaminado presente em objetos (agulhas, alicates de unha, aparelhos de barbear) e pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing, na realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos.
Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 podem ter adquirido hepatite C. O sexo desprotegido (sem uso de preservativos) também pode transmitir a Hepatite C. A doença também pode ser transmitida da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto.
Não existe vacina para a Hepatite C!
COMO SE PREVENIR CONTRA A HEPATITE C?
- Não use lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas.
- Use seus próprios instrumentos de manicure e pedicure.
- Exija materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens e piercings, serviços de saúde, procedimentos médicos e odontológicos.
- Não compartilhe agulhas e seringas ou equipamentos para uso de drogas.
COMO SABER SE A PESSOA TEM HEPATITE C?
Apenas com exames específicos de sangue é possível saber se a pessoa está ou não com Hepatite C. Em Itápolis, todas as Unidades Básicas de Saúde possuem o Teste Rápido para a Hepatite C.
Imprensa Prefeitura de Itápolis