Quem for visitar áreas de matas e cachoeiras deve estar com a vacinação em dia

va

Mais de 10 cidades da região estão na lista do Ministério da Saúde das áreas com recomendação da vacina de febre amarela. Desde quando uma idosa de 67 anos morreu com a doença, em janeiro, em Américo Brasiliense, que as cidades estão realizando força tarefa para imunizar a população. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, este caso foi autóctone, tendo a doença sido contraída no próprio estado.

Os órgãos de saúde alertam que as pessoas que forem visitar áreas de matas, cachoeiras devem estar com a vacinação em dia.

Imunização
A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra a febre amarela seja tomada duas vezes. Para crianças, uma dose aos 9 meses e outra, aos 4 anos. Para adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos.

Quem for viajar para outro país, vale a regra da Organização Mundial da Saúde, que mudou há pouco tempo e agora só exige uma única dose pela vida toda.

Municípios que estão na lista de alerta do Ministério da Saúde

Araraquara
Américo Brasiliense
Boa Esperança do Sul
Gavião Peixoto
Ibaté
Matão
Motuca
Nova Europa
Robeirão Bonito
Rincão
Santa Lúcia
São Carlos