Conheça a shantala, técnica de origem indiana que promete acabar com as noites em claro!

crianc

Agitação, insônia, pesadelo, mal-estar... Quando seu filho apresenta algum desses sintomas, parece que será mais uma daquelas noites em claro em que você se desdobra em mil para fazê-lo dormir... Mas com uma massagem relaxante e muito amor, seu xodó vai acalmar, ficar ainda mais conectado a você e pegar no sono rapidinho. Conheça abaixo a técnica da shantala, massagem de origem indiana recomendada para crianças de 0 a 5 anos.

 Antes de começar, certifique-se de que seu filho já está alimentado e fez suas necessidades, para que possa dormir em seguida. Depois, prepare um ambiente agradável para que ele entre no clima de paz e tranquilidade. Diminua a luminosidade, coloque uma música calma e deite-o de barriga para cima em um local aconchegante. Utilize durante a massagem algumas gotinhas de óleo vegetal que, além de não irritar a pele, ajuda a deslizar as mãos durante os movimentos.

A massagem

1 – Esfregue uma mão na outra para aquecê-las. Passe algumas gotinhas do óleo vegetal e esfregue novamente, lembrando de aplicá-lo novamente sempre que massagear outra região do corpo de seu filho. Cada movimento pode ser repetido até 10 vezes.

2 – Comece com movimentos no tronco da criança. Deslize as mãos a partir do peito em direção as axilas, depois direcione para os ombros indo até em baixo de suas orelhinhas.

3 – Com uma de suas mãos, segure o pulso da criança fazendo um círculo, como se fosse uma pulseira e, com a outra, segure no ombro. Faça com que a “pulseira” vá de encontro a outra mão, deslizando o “objeto” pelo braço de seu filho. Depois repita no outro braço.

4 – Com as duas mãos, faça o movimento de uma rosca (torção suave) iniciando pelo ombro até o pulso da criança, repetindo no outro braço.

5 – Faça apertos delicados nos dedinhos de seu filho, um a um, começando pelo polegar.

6 – Com as mãos fechadas, realize movimentos na região abdominal. Depois levante as perninhas dele e continue.

7 – Assim como no passo 3, faça um “bracelete” com uma das mãos e com a outra segure o tornozelo da criança, indo de encontro a outra mão que se encontra na altura da virilha.

8 – Faça uma massagem nos pés de seu filho.

9 – Assim como no passo 4, faça um movimento de uma rosca iniciando pela coxa até o pé da criança, repetindo na outra perna.

10 – Aperte com delicadeza os dedinhos dos pés, um a um, começando pelo polegar.

Pronto! Você vai ver que o seu filhote vai ficar como um anjinho, calmo e pronto para ter um sono bem gostoso e tranquilo!

Mais Lidas