O ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, anunciou nesta segunda-feira (31) que a entrega do primeiro lote da vacina para Covid-19 "Sputnik V", aprovada pelo país este mês, está prevista para setembro.

Murashko afirmou que a vacinação em massa, prevista para começar em outubro, segundo o jornal "The Moscow Times", dará prioridade a profissionais de saúde e professores, mas será voluntária. A imunização deve entrar em circulação civil em 1º de janeiro de 2021, conforme um certificado de registro no site do Ministério da Saúde russo, apurou o "jornal.

O mês de setembro deve ser decisivo para as vacinas contra a covid-19. O andamento das pesquisas está acelerado. Das mais de 100 vacinas em desenvolvimento, nove estão na fase 3 de testes, quando a vacina é estudada num ensaio com dezenas de milhares de pessoas no mundo. É a última etapa necessária para que uma vacina seja considerada segura para o uso na população.

Os primeiros resultados da vacina desenvolvida pelo laboratório americano Pfizer em conjunto com a empresa alemã BioNTech, e da vacina da Universidade de Oxford, do Reino Unido, junto da farmacêutica AstraZeneca, são esperados para outubro, de acordo com as empresas e laboratórios envolvidos nas pesquisas.