Refluxo, azia e gastrite costumam ser causados por um alto teor de substâncias ácidas no estômago. Especialistas afirmam que esses problemas são consequência direta de uma alimentação desregulada. Segundo estudiosos, o ideal é garantir um balanço entre ácido e alcalino na hora de comer, sobretudo incluindo mais legumes, frutas e carnes e retirando alimentos processados.
Muitos alimentos naturais reequilibram a dieta, e os processados apresentam alto teor de acidez por conta do preparo industrial e da necessidade de um prazo estendido para consumo, o que exige conservantes químicos.
Segundo Jamie Koufman, especialista em distúrbios da voz e de refluxo da laringe e da faringe, o crescimento do consumo de alimentos processados coincide com um aumento de casos de câncer no esôfago, causado pelo refluxo crônico.
Para aliviar a azia e o refluxo, Koufman sugere uma dieta que restrinja, por pelo menos duas semanas, qualquer alimento com pH inferior a cinco. A especialista diz que frutas como melão e banana são permitidas, assim como brócolis e aveia.
Alguns alimentos devem ser eliminados por outras razões que não a acidez. Independentemente dos níveis de pH, o alto teor de gordura de carnes, produtos lácteos, cafeína, chocolate, bebidas gasosas, frituras, álcool e balas são fatores conhecidos por agravar os sintomas de refluxo.
Alho e pepino estão entre os vilões
Alho, pepino e pratos muito condimentados também podem desencadear o refluxo. Para as pessoas que não têm sintomas graves, Jamie Koufman sugere uma dieta de “manutenção”, com alimentos de pH não inferior a 4, o que permite o consumo de maçã, framboesa e iogurte.
Estudos mostram uma relação entre a saúde óssea e a dieta de baixa acidez. Relatórios sugerem que alimentos ácidos aumentam o risco de diabetes e doenças cardíacas. Um estudo publicado pela revista Anais de Otologia, Rinologia e Laringologia descobriu que a restrição de ácidos na dieta pode aliviar os sintomas de refluxo, assim como a tosse e a rouquidão em pacientes que não tinham sido ajudados pela terapia medicamentosa.
Na pesquisa, 12 homens e oito mulheres com sintomas de refluxo, que não tinham respondido à medicação, foram postos em dieta de baixa acidez durante duas semanas. Como resultado, 19 melhoraram e três ficaram totalmente assintomáticos.
JCNet