A Campanha ocorrerá até 26 de maio e no sábado 13/05 será terá o Dia Especial de vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa no dia 17 de maio e seguirá até 26 de maio em todo país. Mas, haverá o Dia D de Vacinação no sábado, 13 de Maio. Esse ano, conforme estabeleceu o Ministério da Saúde, a Campanha contra a Gripe será realizada em etapas, da seguinte forma:
Etapa 1 - a partir de 10 de abril – vacinação dos trabalhadores de saúde dos hospitais.
Etapa 2 - a partir de 17 de abril – vacinação dos trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Etapa 3 - a partir de 24 de abril – vacinação das gestantes, puérperas, crianças (de 6 meses a menor de 5 anos de idade).
Etapa 4 – a partir de 02 de maio – vacinação de pessoas com comorbidades (doenças crônicas).
Etapa 5 – a partir de 08 de maio – professores e todos os outros grupos anteriores.
POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NO PERÍODO DA CAMPANHA DURANTE A SEMANA
(17 de Abril a 26 de Maio)
- Centro de Saúde
- UBS Jardim Paulo Brasil (Redenção)
- PSF do Jardim São Lucas
- UBS Jacy Tucci (Vila Santos)
- UBS Tapinas
- UBS Nova América
OBS: É importante levar a Carteira de Vacinação, principalmente das crianças.
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A GRIPE:
GRIPE E RESFRIADO SÃO A MESMA COISA?
A gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus influenza e é transmitida, principalmente de pessoa a pessoa pelo ar que se respira. Em geral, a gripe provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza, mal-estar e pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia e até mesmo levar a óbito. Já o resfriado é causado por outros tipos de vírus. Seus sintomas podem ser confundidos com os da gripe, porém, são sintomas mais fracos e de curta duração. Normalmente, o resfriado provoca coriza (nariz escorrendo), dor de garganta leve e, às vezes, febre.
A VACINA PROVOCA REAÇÃO?
A vacina é muito segura. Algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação. Outras podem ter febre baixa e mal-estar. Estes sintomas duram entre 1 e 2 dias. É importante ter o conhecimento de que a vacina NÃO causa gripe!
OBS: a vacina é contra indicada para pessoas que tem alergia grave à ovo.
POR QUE VACINAR TODO ANO?
Porque o vírus se modifica constantemente a cada ano. Além disto, após a vacinação, a duração da proteção não ultrapassa doze meses, portanto precisa de reforço todo ano para garantir a proteção contra a gripe.
GRUPOS PRIORITÁRIOS INDICADOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA RECEBER A VACINA CONTRA A GRIPE NA REDE PÚBLICA:
Todas as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, profissionais de saúde, crianças de 6 meses até menor de 5 anos, puérperas até 45 dias após o parto, professores das escolas públicas e privadas (desde o ensino fundamental até o ensino superior) mediante a apresentação de crachá ou holerite. Pessoas portadoras de doenças crônicas em qualquer idade com apresentação obrigatória da indicação médica da vacina (pessoas com problemas de coração, pulmão, rim, fígado, transplantados, diabetes, câncer, obesidade, entre outros).
Imprensa Prefeitura de Itápolis