Do G1 - Um morador de Matão (SP) levou um susto ao encontrar uma cobra jiboia com cerca de 3 metros no banheiro de sua casa, no Jardim dos Ipês, na segunda-feira (28). O animal estava em cima da privada e da pia.

 

O Corpo de Bombeiros foi chamado e identificou que o réptil era uma jiboia. Eles capturaram o animal, que não tinha ferimentos, e o soltaram em uma área de preservação ambiental.

Próximo a residência onde a cobra foi encontrada, existe uma área de vegetação. A hipótese é que o animal tenha vindo do local. O g1 não conseguiu localizar o morador.

Apesar da aparência pouco ameaçadora, as jiboias podem produzir um "bafo" quando ameaçadas. Nessa estratégia de defesa, a serpente expulsa o ar dos pulmões produzindo um som como reação antes do bote.

Independentemente da estratégia, a espécie não apresenta glândulas de veneno, nem dentes para introduzi-lo, portanto, não é uma cobra venenosa.

Com a ausência de peçonha, para devorar anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos a serpente precisa se enrolar na presa e apertá-la firmemente.