bonecas

A versão de Frida Kahlo, Amelia Earhart e Katherine Johnson, da boneca Barbie

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Mattel, fabricante da boneca mais icônica do mundo, a Barbie, acaba de lançar versões em miniatura de mulheres inspiradoras ao redor do mundo. Entre elas, a artista mexicana Frida Kahlo (1907 – 19054), que se tornou símbolo de força feminina através de suas obras. Há menos de um mês, a marca anunciou outra novidade, quando a apresentadora Oprah Winfrey e as atrizes Mindy Kaling e Reese Witherspoon ganharam versões Barbie de si mesmas.

Também fazem parte da linha “Mulheres Inspiradoras” as norte-americanas Amelia Earhart, primeira aviadora mulher que atravessou o Oceano Atlântico, e Katherine Johnson, física, cientista espacial e matemática.

Katherine atravessou barreiras de raça e gênero e se juntou a um grupo de mulheres contratadas pela NASA para calcular o trajeto do primeiro voo tripulado americano para o espaço. Sua história inspirou, inclusive, o longa “Estrelas Além do Tempo” (2016), que recebeu indicações ao Oscar de melhor filme.

Cada uma das bonecas vem acompanhada de conteúdo educacional para meninas, com informações sobre as contribuições dessas mulheres para a sociedade.

Além destes ícones, Barbie conta com outras 14 bonecas inspiradas em mulheres que quebraram barreiras e se tornaram inspiração para a próxima geração de meninas. Desde 2015, a marca já homenageou muitas mulheres, incluindo Ibtihaj Muhammad, Misty Copeland, Ava DuVernay, Eva Chen e Ashley Graham.