O Réveillon é uma das celebrações mais esperadas do ano. Para muitos, além das comemorações, é também uma oportunidade de começar o ano com o pé direito e, claro, com um look incrível. O g1 conversou com uma especialista que falou quais são as tendências e as cores para começar 2025 com o pé direito.

A combinação de conforto, estilo e boas energias é o que todos buscam ao montar o traje para esse momento único e especial. A consultora de imagem e estilo Renata Pires, que atua na região de São José do Rio Preto (SP), preparou algumas dicas para você não errar na escolha.

O segredo é buscar o equilíbrio entre conforto e elegância para o Réveillon deste ano. “A verdade é que o conforto invadiu o guarda-roupa de todo mundo pela rotina cada vez mais corrida e fora de casa. E o que muita gente se engana é achar que conforto é um estilo, quando na verdade é uma característica que, quando bem pensada, pode permear qualquer estilo", explica.

No caso das mulheres, a consultora sugere optar por vestidos fluídos e peças mais soltas, como pantalonas e blusas de tecidos naturais como algodão, linho e viscose, que são perfeitas para quem quer ficar confortável, mas sem perder o glamour da ocasião.

 

 "A maneira de equilibrar o seu estilo com o conforto é combinando os elementos dos looks, como, por exemplo, um salto alto, mas em bloco, uma modelagem em alfaiataria com um tecido em malha ou uma camiseta em um tecido metalizado”, aconselha Renata.

Metais: Dourado e Prata
Quando o assunto é brilho, Renata destaca que os tons metalizados, como dourado e prata, continuam em alta. “A principal tendência é o conforto com elegância, mas não posso deixar de citar os metais como prata e dourado que invadiram as vitrines”, diz.

A consultora reforça que essas cores são ótimas para quem deseja um toque de sofisticação, sem perder a leveza do look.

“Não importa a cor principal do seu look, os metais podem ser uma boa aposta nos acessórios. Eles são atemporais, garantem brilho para qualquer ocasião festiva e podem se destacar ainda mais se estiverem aliados às cores certas”, completa.

 Cores e superstições
Embora o conforto e a elegância sejam as principais apostas, as cores nunca deixaram de ser fator determinante para aqueles que acreditam no poder simbólico de cada tom. A publicitária Laura Pinheiro Roveroni, de 23 anos, moradora de São José do Rio Preto (SP), conta que sempre teve uma relação peculiar com esse momento do ano:

“Por muitos anos, minha família teve a tradição de usar amarelo para atrair prosperidade, mas há alguns anos passei a usar branco para buscar paz”, conta.
Laura, que adora passar a virada na praia, ainda segue outras superstições, como pular as sete ondas e comer 12 uvas para ter sorte. “Este ano, além das sete ondas e das 12 uvas, vou escrever meus desejos para 2025 em um papel vermelho. E, claro, a unha vermelha, para atrair amor!”, revela.

Entretanto, Renata Pires diz que as superstições relacionadas às cores têm perdido força, especialmente entre aqueles que entendem e sabem como usar os tons que mais lhes favorecem. “O que eu vejo é que as pessoas estão se preocupando menos com a cor e mais com o estilo de uma forma geral. Pensando em elegância, sofisticação com conforto e principalmente em expressar sua personalidade, sendo mais fiéis aos seus gostos e preferências”, diz.

Ela observa que a escolha da cor para a virada pode ser apenas um detalhe no look, como o esmalte ou a maquiagem. “Você pode escolher o tom que representa o que deseja para o novo ano, mas sem deixar que isso defina todo o seu visual. Pode ser algum detalhe do look ou até mesmo da produção, como esmalte, maquiagem, etc. A harmonia é a chave”, orienta a consultora.

Estilo e personalidade
Tanto Renata quanto Laura concordam que o mais importante na escolha do figurino de Réveillon é se sentir bem. Para Laura, que gosta de looks mais soltos e confortáveis, o vestido branco foi a escolha para este ano. “Não gosto de nada apertado. Quero me sentir à vontade para pular as ondas e aproveitar o momento”, explica.

Renata reforça que, independentemente da escolha, o mais importante é que o look seja confortável, pois isso reflete diretamente na postura e na confiança. “Você pode estar de vestido, de conjunto ou até de calça e blusa, o segredo é equilibrar elegância com conforto. Isso vai garantir que você se sinta bem, seja qual for a sua aposta para o Réveillon”, conclui a consultora.

A virada de ano é um momento de renovação, então, seja com um look metálico para brilhar ou com um visual confortável, o importante é que você escolha algo que represente o que deseja para 2025. E, claro, se seguir alguma superstição ou tradição de família, como as cores de roupa, que isso traga boas energias para o ciclo que se inicia.
G1