Estratégia correta ajuda a ficar com a cor do verão em pouquíssimo tempo

beleza

O desejo de ter um bronzeado perfeito para desfilar os dias quentes é uma realidade da maioria das mulheres, no entanto, com apenas dois ou três dias para tomar sol há quem consiga apenas vermelhidão e um ardido para lá de incomodo. Para você alcançar o dourado da estação sem problemas, a dermatologista Ligia Kogos montou uma estratégia esperta e fácil de conseguir.

“Em primeiro lugar, abandone o conceito de que usar filtro solar impediria o bronzeamento. Os filtros hoje são sinônimos de bronzeador. Tenha isto em mente se você quiser exibir uma cor esplêndida, homogênea e duradoura, numa pele jovem e fresca . Os produtos modernos protegem das radiações que causam queimaduras, câncer de pele, envelhecimento e ao mesmo tempo deixam passar os raios responsáveis pelo tom do verão”, explica. Ela também conta que a antiga recomendação de tomar sol apenas das oito horas as 10 horas da manhã e após as 15 horas não precisa mais ser seguida a risca. “Já temos a tecnologia dos filtros para nos permitir maior liberdade”, completa.

Montando a estratégia

Antes de sair para a praia ou piscina, é preciso levar em conta o seu tipo de pele. “Quanto mais clara for a pele, mais cuidado com o sol ela requer, assim, maior fator de proteção é necessário. Os dermatologistas costumam recomendar que se use filtro pelo menos com FPS 15, especialmente nas áreas mais delicadas, como rosto, tronco e mãos. Existem os mais altos, acima de 30, para maior proteção, levando-se em conta a sensibilidade para vermelhidão ou tendência a manchas. Filtros mais baixos, como seis ou oito, devem ser reservado para áreas mais resistentes, como as pernas, ou pessoas bem morenas”, revela. Lembre-se de espalhar bem o protetor antes de colocar o biquíni, e antes de se expor de fato ao sol.

Na véspera

Um dia antes de viajar, inclua alimentos ricos em betacaroteno no seu cardápio, como a abóbora, cenoura e mamão. “Esse pigmento modula a reação individual ao sol e ajuda a adquirir o tom dourado com mais facilidade. Mantenha esse tipo de alimento durante o final de semana todo”, indica. Após o banho, hidratante com uréia no corpo todo ajuda a homogenizar a pele.

Primeiro dia

“Se você está com a pele clara, não titubeie. Acorde mais cedo para aproveitar o sol da manhã. Antes de sair de casa, passe protetor com FPS 15 no corpo todo e FPS 30 no rosto, ombros, colo, alto das costas, e mãos”, fala.

Ao chegar à praia, a dica da dermatologista é caminhar cerca de 40 a 60 minutos usando boné, viseira ou chapéu, e depois deitar protegendo o rosto. “Alterne a posição de frente e de costas, para bronzear especialmente as pernas e o bumbum. Quando o sol esquentar muito, fique com a parte superior do corpo sob o guarda-sol”, aconselha. “Retoque o protetor uma ou duas vezes, de acordo com o tempo que você for permanecer exposta. Capriche especialmente no colo, ombros e rosto”, completa. Ao voltar, passe novamente o hidratante depois do banho.

Segundo dia

Se você seguiu as recomendações, provavelmente já está com uma corzinha, quebrando o branco total. “Hoje você terá um pouco mais de liberdade, graças ao bronzeado inicial já adquirido, pois a melanina é um eficiente protetor. Poderá, se quiser usar um produto de FPS 8 nas pernas, a não ser que você seja uma destas louras rosadas. Neste caso mantenha os mesmos filtros de ontem “, orienta.

Caso não esteja avermelhada pode fazer uma caminhada de uma hora sem usar camiseta. “Se os ombros e colo estiverem sensíveis, cubra-se com alguma roupa, ainda mais após as 11 horas da manhã”, adverte. Tome seu banho de sol deitada, sempre atenta aos retoques adicionais de filtro solar. Retornando, continue com o hidratante e não se preocupe: “Não fique aflita ao se mirar no espelho e se achar ainda clara, o bronzeado virá”.

Terceiro dia

“Você verá que hoje já exibirá um tom bem bonito, ainda que não seja tão escuro. Faça todo o ritual de aplicação do FPS 15 dos quadris pra cima, FPS 30 do colo pra cima e, opcionalmente o bronzeador FPS 8 nas pernas. Hoje você pode ficar bem mais livre, conversando, nadando, praticando esportes, caminhando ou descansando. Pode fazer o que tiver vontade, sem se preocupar muito com em que posição deve ficar , pois a melanina que você adquiriu fará parte do trabalho”, informa.

No fim do dia, banho e hidratante pós-sol como nos dias anteriores. “Você terá uma surpresa: um belíssimo bronzeado como se estivesse de férias há uma semana, e, ainda melhor, um tom saudavelmente dourado, que vai durar”, finaliza.

DaquiDali