Do G1- O tradicional chapéu ganhou toque fashionista na Festa do Peão de Barretos (SP). Inspiradas na cantora Ana Castela, que se apresenta no rodeio nesta sexta-feira (25), mulheres de todas as idades têm adotado cores exuberantes e muito brilho no acessório, fazendo a alegria dos comerciantes.

 

Fúscia, vermelho, branco com glitter rosa e o clássico preto também, mas nada básico, são as opções.

A boiadeira Ana Castela foi a inspiração da paranaense Vanessa Michele Buwai, que saiu de Curitiba (PR) para curtir o Barretão e apostou na versão colorida do acessório. “Eu olhei muitas fotos dela [cantora], os looks dela, para eu tentar me inspirar um pouco no que ela está usando hoje”, diz.

Vanessa investiu em um chapéu vermelho, que trouxe de casa, mas que logo deve ganhar companhia. “Pensei em comprar um fúcsia agora, porque é o que mais chama atenção”, diz.

Foi o chapéu fúcsia que fez a cabeça da empresária Taynara Garcia Rocha. No meio da arquibancada, ela chamava a atenção pela cor vibrante.

“Eu me inspirei na moda dela [Ana Castela] porque ela virou uma referência no mundo do rodeio. Além dos chapéus coloridos e do brilho, tem as roupas com franjas, que eu também adoro e incorporei ao guarda roupa para ir aos shows”, diz a empresária em um look para lá de estiloso.

Por todo Parque do Peão, há chapéus customizados com uma pequena faixa de pedras brilhantes, que também caiu nas graças da mulherada. A aplicação pode ser feita na hora nas lojas dispostas pelo recinto. Assim, cada cliente escolhe como prefere o seu próprio chapéu de boiadeira.

Essa foi a aposta da empresária Sandra Daiana de Souza, de Campina Grande (PB), que está na festa pela primeira vez e caprichou no figurino, com vários itens, inclusive o chapéu, comprados na festa.

“Eu acho que é importantíssimo estar a caráter, então eu tinha que comprar um chapéu”, diz. “Tem várias opções aqui, eu escolhi um pretinho básico e coloquei essa fitinha [com brilho]”.

Do clássico ao mais sofisticado, a empresária encontrou diversas opções.

“Eu escolhi essa fitinha com strass porque eu acho que fica clássico, fica arrumado e é em homenagem a Ana Castela, que é maravilhosa. Eu estou me sentindo maravilhosa”, diz.

Aposta dos comerciantes

É lógico que a tendência Ana Castela no universo da moda não ia passar despercebida pelos comerciantes no Parque do Peão. Neste ano, eles solicitaram novos estilos de chapéus aos fabricantes e teve até quem desenvolvesse uma linha inteira baseada na Ana Castela.

“A gente sentou, conversou e viu que realmente tinha que ser focado nela, porque esse ano, realmente, é o ano dela”, revela o comerciante Yudi, responsável por uma das lojas do parque.

Tendência Ana Castela faz comerciantes apostarem em chapéus diferentes na Festa do Peão de Barretos — Foto: Ricardo Nasi/g1

Além dos chapéus, a loja também apostou em uma linha de bonés com frases que remetem à cantora, como ‘as boiadeiras não dá pra encarar’, do hit “Pipoco”. Segundo Yudi, eles têm feito sucesso com a criançada, já que o acessório é ajustável e serve mais facilmente nos pequenos.

A estratégia já começou a dar os primeiros resultados logo no início da festa. “Já deu pra ver uma diferença no aumento de vendas, sim. Do ano passado para esse ano, já está sendo melhor”, diz Yudi.

E também deu para notar uma mudança no perfil dos mais vendidos.

“Antes, quem vendia mais era o chapéu parecido com o Gusttavo Lima, que muitos conhecem como pantaneiro. Mas aí, como a Ana Castela virou uma febre, agora é o scouter americano [modelo parecido com o da cantora] que é sucesso de vendas”, revela.