A tonalidade que vem fazendo a cabeça de celebridades e anônimas mundo afora pode ser aplicada a todos os tipos de cabelo, mas exige atenção redobrada

cabelol

Cabelos ruivos estão no topo da lista de desejos de quem não resiste a uma boa coloração. Não à toa, ano após ano, novas versões dos fios avermelhados surgem para encantar ainda mais as mulheres. Dentre as mais recente variantes deste estilo está o strawberry blonde – ou, em tradução livre para o português, o loiro morango -, que vem sendo considerada por especialistas como a tonalidade hit do momento. Trata-se de um ruivo acobreado com mechas douradas que cria um efeito que garante leveza e naturalidade aos fios.

Mas afinal, quais aspectos levar em conta no momento de aderir ao look que já conquistou personalidades como as atrizes Bella Thorne, Jessica Chastain e Nicole Kidman? O tom de pele é um dos fatores a serem analisados no momento da escolha, contudo esse não deve ser o único critério de decisão. Apesar do loiro morango ser a combinação perfeita para peles claras e rosadas, ele também cria uma boa harmonia com os demais tons de pele, considerando que é possível optar por nuances mais escuras ou claras de acordo com cada perfil. Da mesma forma, ele pode ser aplicado a qualquer cor de cabelo.

“Mulheres com olhos e cabelos claros, bem como traços europeus, ganham mais naturalidade com essa escolha. O fator determinante do resultado, porém, é a cor que se tem como base e o tom almejado. É necessário conhecimento e experiência para construir cores a partir da base natural de cada cabelo”, comenta Uilson Matos, hairstylist do salão Oui, em São Paulo.

Neste sentido, para atingir a tonalidade ideal é importante trabalhar sobre um fundo claro ou médio para chegar ao desejado ruivo dourado. “Quem tem cabelos em tons de castanho claro ou loiro consegue um resultado mais eficaz. Mulheres com fios escuros podem investir nessa tendência, mas antes deverão passar por um processo de descoloração”, ressalta o hairstylist Glecciano Luz, do Espaço Glecciano Luz, no Rio de Janeiro.

Os especialistas explicam que para chegar ao strawberry blonde a partir de uma base loira ou mel, é preciso fazer mechas em ruivo acobreado sobre toda a extensão dos fios. Já para quem conta com cabelos naturalmente avermelhados, o mesmo processo deve ser realizado utilizando luzes douradas, cobre ou mel.

Cuidados para manter o loiro morango perfeito por mais tempo

Como acontece após qualquer tratamento químico, é sempre indicado que após o processo de coloração sejam usados produtos que possuam antioxidantes em suas fórmulas, em especial por conta da tendência de desbotamento rápido dos cabelos com nuances avermelhadas. “O ideal é sempre optar por xampus que tratam os cabelos coloridos. Outro fator importante é proteger o cabelo com cremes que tenham filtro solar, pois o sol também contribui para a perda do pigmento”, aconselha Uilson Matos.

Entre os cuidados que também não podem faltar para garantir que os fios tingidos mantenham-se saudáveis está a hidratação contínua, intercalando idas ao salão e tratamento com produtos indicados para cada caso em casa. Retoques para garantir a manutenção da cor devem, por sua vez, ser realizados em períodos de no máximo 30 dias. Além disso, Glecciano Luz recomenda que a lavagem dos fios seja feita de forma mais espaçada durante a semana – um dia sim, outro não – contribuindo para a permanência da cor por mais tempo.

Confira as dicas práticas dos hairstylists Uilson Matos e Gleciano Luz para manter o strawberry blonde sempre lindo e brilhante:

- Evite lavar os cabelos diariamente, pois isso acelera o desbotamento da cor. Intercalar os dias de lavagem é o mais indicado.

- Use sempre xampus, condicionadores e cremes específicos para fios com coloração. Eles possuem ação antioxidante, o que ajuda a retardar a perda da tonalidade e tratar os fios.

- Hidratação é essencial após qualquer tipo de tratamento químico. Além de idas periódicas ao salão de cabelereiro, não deixe de aderir a uma rotina diária de cuidados também em casa, incluindo uso de máscaras de hidratação e outros produtos recomendados pelo seu cabeleireiro.

- Aplique um protetor térmico sobre os cabelos sempre que usar secador ou chapinha.

- Tenha sempre um leave-in ao alcance das mãos, ele ajuda a combater os frizz e confere brilho extra aos fios.

- Proteja os cabelos dos raios solares, afinal, a exposição dos fios ao sol também contribuí para o processo de desbotamento da cor.

- Para devolver o brilho e revitalizar a cor, a henna – um tonalizante natural – é uma opção que funciona bem e pode ser aplicada nos intervalos entre um retoque e outro da tintura. Vale experimentar se sentir que o cabelo está opaco.

Por Paula Mor, em reportagem especial para o iG.

Mais Lidas