Do G1- O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Araras (SP), acolheu há cerca de um mês e meio um papagaio que viveu 80 anos em cativeiro. Caco foi resgatado pela Polícia Ambiental após denúncias e encaminhado para a unidade.

 

Por não conseguir voar, ele necessita de cuidados no local. De acordo com o biólogo Fábio Cassiano, Caco não tem musculatura nas asas que possibilite o voo, o que indica que, possivelmente, o animal ficava preso em uma gaiola pequena, e não em um viveiro adequado.

"Ele também não pensa em voar, não consegue, não quer. Possivelmente, o animal ficava preso em uma gaiola pequena, e não em um viveiro, e foi desestimulado a voar", disse o biólogo Fábio Cassiano.
Reabilitação de aves

Localizado no Parque do Lago, o Cras também recebe outras espécies de aves silvestres que foram resgatados em situação de risco ou maus-tratos. Em março deste ano, o espaço recebeu Raul, uma arara sem os pés, de aproximadamente 25 anos.

''É um animal que não tem reabilitação, não consegue sobreviver sozinho, e, por ser manso, estamos utilizando ele na parte de educação ambiental, para mostrar todos os malefícios de ter um animal desse em casa'', aponta Cassiano.

Além do trabalho de reabilitação dos animais, o Cras recebe visitas escolares, diariamente, com o objetivo de ensinar aos estudantes sobre os hábitos das aves e a importância da educação ambiental.