♩ “Mas da próxima vez que eu for a Brasília / Eu trago uma flor do cerrado pra você”. Faz 50 anos que esses versos da música Flor do Cerrado (1974) brotaram na voz de Gal Costa (1945 – 2022) em gravação feita para o álbum Cantar (1974).
No sábado, 9 de novembro, dia em que a morte de Gal completou dois anos, Flor do Cerrado renasceu nas vozes de Maria Bethânia e Caetano Veloso, compositor da música. Flor do Cerrado foi a surpresa do roteiro da turnê Caetano & Bethânia na chegada do show a Brasília em apresentação que lotou a Arena BRB Mané Garrincha. O afago no povo brasiliense resultou gracioso.
Desde que cantaram Voando pro Pará (Chrystian Lima, Isac Maraial, Nilk Oliveira e Valter Serraria, 2015) na passagem do show por Belém (PA), em 28 de setembro, os irmãos estão mantendo a tradição de incluir música específica no bis para homenagear a cidade em que chegam com a turnê iniciada em agosto no Rio de Janeiro (RJ).
Nas apresentações feitas em 25 e 26 de outubro em casa de shows de Olinda (PE), cidade vizinha do Recife (PE), os cantores fizeram Festa (Gonzaguinha, 1968) para saudar o povo de Pernambuco.
O fato é que as homenagens de Caetano e Bethânia às cidades do Brasil ao longo da turnê estão surtindo efeito e até já se tornaram esperadas, a ponto de os artistas terem feito mistério nas redes sociais, dias antes da apresentação em Brasília (DF), sobre a música que seria escolhida para homenagear a capital do Brasil.
G1/ Mauro Ferreira
Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em 'O Globo' e 'Bizz'. Faz um guia para todas as tribos