Nem mesmo o cansaço de mais de um mês na fila à espera do show de Demi Lovato pôde calar os gritos eufóricos e choros emocionados dos fãs na primeira apresentação da norte-americana em São Paulo, no Citibank Hall, nesta terça-feira (22) – que teve seus ingressos esgotados ainda em dezembro.
Esmagadas contra a grade que as separavam do palco, milhares de crianças e adolescentes pareciam estar vendo Demi com a magia e o encanto das séries e filmes da Disney – ela mesma já foi estrela do famoso "Camp Rock" e do "Programa de Proteção para Princesas". No entanto, boa parte das fãs e suas mães já tinham visto um show de perto da ex-jurada do reality show "The X Factor", de 21 anos.
Esta é a quarta vez que a cantora vêm ao Brasil – as passagens foram em 2009, 2010 e 2012. Só que, nesta turnê "The Neon Lights Tour", Demi está mais forte, com um timbre vocal robusto, uma presença de palco estonteante e parece ter deixado os problemas com distúrbios alimentares, automutilação e o transtorno bipolar de lado.
"Ela está intensa e emocionante". Foi assim que a fã Talitha Cassimiro, de 11 anos, classificou Demi Lovato. De acordo com a garotinha, a cantora pode ser considerada a maior ídolo teen mulher da atualidade e, talvez, esteja equiparada a Katy Perry. "Gostei de todas as partes do show, mas a parte que mais chorei foi quando ela tirou foto com a menininha deficiente. Ela agachou no palco e esperou a menina fazer o celular funcionar. Foi demais", contou ela.
Com o lema superação, Demi levou o seu lado mais humano ao palco. Ela também homenageou uma fã que está em coma após ter sofrido um gravíssimo acidente na última sexta-feira (18). Entregue por algumas garotas da primeira fila, a cantora levantou a hashtag # staystrongMilena (em português "fique forte Milena") e, para dar ainda mais força, o público fez um coro com o nome da menina.
Entre muitas lágrimas e pulos de alegria, guitarras e baterias pesadas compunham um repertório ousado e com uma pegada ainda mais de rock 'n' roll de Demi. Além do visual todo preto, em "Here We Go Again", por exemplo, ela tenta alcançar um pouco de proximidade com o ritmo.
Já em "Heart Attack", "Made in USA", "Fire Starter", "Neon Lights", Demi deixa o pop balada tomar conta do espetáculo e transformá-lo em uma grande pista de dança. Muito esperado e também ovacionado, o hit "Let It Go" - ganhador do Oscar 2014 de melhor trilha original ao lado da animação Frozen, também vencedora do prêmio – fez com que mães e filhos fossem embalados novamente pelo encantamento da Disney.
"Gosto muito de ver a carinha de feliz da minha filha ao ouvir essas músicas. Este show tem uma energia sem tamanho, com pureza e muita emoção", classificou a mãe de Marina, 11 anos, Vanessa Vizinhane.
Na contramão do abuso da sensualidade de cantoras estrangeiras da música pop, Demi Lovato prova assim a soberania de uma grande ídolo teen. Sem precisar usar roupas curtas ou mesmos fofinhas e coloridas, a norte-americana agrada um público infanto-juvenil brasileiro carente de um artista completo.
A cantora ainda fará mais dois shows no Citibank, em São Paulo (23 e 24/4). Além de mais cinco, no Rio de Janeiro (27 e 28/4), Brasília (30/4), Belo Horizonte (1/5) e Porto Alegre (3/5) para fechar a turnê pelo país.