Está oficialmente confirmado! Os boatos não são mais boatos. Será histórico! Após mais de três décadas, Os Mutantes voltarão a tocar, na íntegra, o álbum Tudo foi Feito pelo Sol, grande clássico da banda, lançado em 1974. O show será realizado no Psicodália 2013, numa edição especial do festival, durante a virada de ano (de 28 de dezembro a 02 de janeiro) em Rio Negrinho, Santa Catarina. Os Mutantes se apresentarão no dia 30 de dezembro, terceiro dia desse festival multicultural que chega à sua 16ª edição.

 

A proposta da produção do Psicodália para a realização desse reencontro soou como boa música aos ouvidos dos ex integrantes que, ao serem contatados por Sérgio, toparam de imediato. “Será uma festa maravilhosa voltar ao palco para tocar o álbum, período áureo da banda, que durou pouco, quando o disco foi executado na íntegra pela última vez, há mais de 35 anos”, afirma Sérgio. “O grande barato será olhar nos olhos da nova geração, curtindo um trabalho de tanto tempo atrás. Eles verão o tamanho e o peso do que existia por trás dos mutantes.” O show também marcará o reencontro no palco da formação original do disco, que é o mais vendido da história dos Mutantes e, ainda, o que agregou maior número de fãs pelo mundo.

Como o álbum tem duração de 43 minutos, o show será complementado com músicas que eram executadas por essa mesma formação, nos shows da década de 70. “A grande expectativa será pelo reencontro dos amigos no palco, o ‘ligar’ dos instrumentos”, completa Sérgio.

Tudo foi feito pelo Sol

Composto por Sérgio Dias, Túlio Mourão, Antônio Pedro de Medeiros e Rui Motta, o disco foi um marco na carreira da banda e assinalou definitivamente sua fase progressiva. Segundo Sérgio Dias, que cedeu entrevista à equipe do Psicodália diretamente de Las Vegas, todos já estão ensaiando e o grupo se reunirá em definitivo no final do ano, na casa de Pedro, no Rio de Janeiro, onde ocorrerá uma imersão de ensaios e lembranças daqueles tempos marcantes.

Apesar de sua complexidade e riqueza musical, o disco foi concebido em apenas um take. Sua gravação em estúdio foi feita, inacreditavelmente, sem repetições. O que foi gravado de primeira foi o que ficou!

A inspiração para a concepção do álbum veio de um pôr do sol na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Foi lá que surgiu o entendimento sobre a importância do nosso astro. Sérgio, ao contemplar aquele momento, percebeu a importância do sol para tudo o que nos rodeia, e assim compôs a faixa título, pontapé inicial para todo o disco.

Assim como o disco, que surgiu da contemplação ao Sol, essa será uma oportunidade única de contemplar o show desse grande e marcante álbum da história dos Mutantes e da música brasileira. Lembrando que a venda de ingressos vem sendo liberada por lotes que têm se esgotado quase que instantaneamente. Portanto, se você é fã e quer fazer parte dessa história, fique de olho e faça seu cadastro antecipado no site. Os ingressos serão limitados a quatro mil pagantes.

Informações no site www.psicodalia.mus.br