Do G1/GE - Pela primeira vez em sua história, o Mirassol subiu para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão se junta a Botafogo-SP, Vitória e ABC que também conquistaram o acesso para o segundo nível do futebol nacional.

 

Nesse domingo, o Mirassol venceu a Aparecidense por 2 a 1 e, de quebra, garantiu a vaga na final da Série C, que será contra o ABC. Como tem melhor campanha no geral da competição, o jogo de volta será no interior paulista. Esta será a primeira vez que o Mirassol – que completará 100 anos em 2025 – disputará a segunda divisão nacional.

Campeão da Série D de 2020, o Leão não foi bem no seu primeiro ano na Série C e terminou nas últimas colocações. Já nesta temporada, o clube liderou a primeira fase e, comandado pelo experiente meia Camilo, artilheiro do time com oito gols, garantiu o acesso na rodada final do quadrangular decisivo.

Temporadas de solidez

O Mirassol estreou na primeira divisão do Campeonato Paulista em 2008 e, desde então, só deixou de disputar o torneio da elite estadual em três temporadas (entre 2014 e 2016).

Em 12 participações no Paulistão, o Leão acumulou momentos marcantes, como a goleada por 6 a 2 sobre o Palmeiras em 2013, e as recentes campanhas que levaram o clube à semifinal da competição, terminando em terceiro e quarto lugar em 2020 (quando eliminou o São Paulo nas quartas) e 2021, respectivamente.

Neste ano, apesar de não conseguir a classificação para as quartas de final, o Mirassol teve uma campanha regular e sem sustos. O bom desempenho das últimas temporadas rendeu ao técnico Eduardo Baptista – que estava no clube desde 2020 – o convite para treinar o Juventude na Série A do Brasileiro. Ele foi substituído por Ricardo Catalá, que retornou à equipe após passagem entre 2019 e 2020.

Estrutura

Embora esteja situado em uma cidade relativamente pequena em comparação às capitais – com cerca de 60 mil habitantes -, o Mirassol conta com um Centro de Treinamento de dar inveja a muito clube grande.

O espaço conta com quatro campos, academia, vestiários, sala de imprensa, lavanderia, cozinha e refeitório, rouparia e 20 apartamentos que podem acomodar até 40 jogadores.

Inaugurado em 2019, o CT custou R$ 9 milhões, dos quais cerca de R$ 6,5 milhões vieram da venda do atacante Luiz Araújo pelo São Paulo ao Lille, da França, em 2017. Responsável por revelar o jogador, o Mirassol detinha 20% dos direitos do jogador e embolsou parte do valor da transferência, investindo na adequação de sua estrutura. Luiz Araújo defende hoje a equipe do Atlanta United, dos Estados Unidos.

O Mirassol é presidido por Edson Ermenegildo há quase 28 anos. Além de mandatário do clube, ele exerce o cargo de prefeito da cidade de Mirassol desde 2019. Antes disso, Ermenegildo havia sido delegado de polícia, vereador e presidente da câmara no município.