Ademir Chiari é aclamado presidente no Comercial, e assumirá o posto deixado por Brenno Augusto Spinelli (Foto: João Fagiolo)
Depois de uma “novela” com quase três meses de duração, o Comercial, enfim, conseguiu realizar sua eleição nesta segunda-feira para suceder Brenno Spinelli na presidência do clube. O eleito, por aclamação dos cerca de 50 conselheiros que estiveram no Palma Travassos, foi o empresário Ademir Chiari, de 63 anos, que já atuou no Leão do Norte como vice-presidente de Brenno Spinelli.
Apesar de o mandato de Spinelli estar previsto para terminar em 4 de dezembro, o Conselho, à pedido do próprio Brenno Spinelli, fez a transmissão imediata do cargo a Ademir Chiari.
- Já estou com a chave do clube na mão, mas conto ainda com a ajuda do Brenno, que tem muita experiência no futebol. Ele estará mais uns dias em nosso auxílio como um colaborador, pois tenho que resolver algumas questões particulares. Quero contar com essa experiência e tenho certeza que faremos uma transição tranquila - disse Ademir Chiari.
Compõem a nova administração do Comercial Adriano Soares Mendes (1º vice), David Isaac (2º vice), Jorge Rodini (3º vice), Luiz Otávio Sorrini (4º vice) e Jacques Bartolomeu (5º vice). Rangel Scandiuzzi, ex-presidente, será o diretor de futebol do clube.
Os principais desafios da nova gestão serão administrar as dívidas do clube, estimadas em R$ 6 milhões, e recuperar o time de futebol, rebaixado à quarta – e última – divisão do Campeonato Paulista. Chiari comandará o Leão do Norte nos próximos três anos.
Saga por um presidente:
A novela da sucessão no Comercial começou quando o Conselho Deliberativo marcou a eleição para o dia 25 de setembro. Minutos antes do prazo para inscrição de chapa terminar, no dia 20 de setembro, a empresária aposentada Cidinha Sembeneli protocolou sua candidatura, porém, sem atingir os requisitos do estatuto para ser presidente, o Conselho vetou seu registro.
Diante do cenário, uma nova data foi marcada pelo órgão administrativo, 9 de outubro, e até o mandatário do Conselho, Fábio Hersi, admitiu a possibilidade em assumir o clube caso nenhum candidato aparecesse e Brenno Spinelli renunciasse. Mas Ademir Chiari demonstrou intenção de se candidatar, fato que se tornou oficial na quarta-feira passada. Porém, horas depois da divulgação dos nomes de sua chapa, um grupo que estaria disposto a bancar o departamento de futebol do Leão fez críticas à indicação de Jorge Rodini como vice-presidente e Chiari imediatamente disse que estava fora da disputa.
Tudo mudou – de novo – após uma reunião na sexta-feira, no Palma Travassos, entre diretores, conselheiros e o presidente atual, Brenno Spinelli. Eles conseguiram convencer Chiari a retomar a candidatura, finalmente aclamada nesta segunda-feira pelo Conselho.
Conselho Deliberativo do Comercial Futebol Clube (Foto: João Fagiolo)
Do G1