O Brasil estreou com vitória na Copa das Confederações ao derrotar o Japão por 3 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, neste sábado. Antes de a bola rolar, a presidente Dilma Rousseff foi vaiada por três vezes durante seu discurso inaugural na arena que custou R$ 1, 2 bilhão.
O atacante Neymar marcou o primeiro gol aos 3min de jogo. Ele aproveitou uma ajeitada de peito de Fred e acertou o ângulo de Kawashima. O jogador não marcava desde o amistoso contra o Chile, no Mineirão, no dia 24 de abril. Foram nove partidas --incluindo sete pelo Santos -- em branco. Nesta tarde, o ex-santista foi eleito o melhor atleta do confronto.
No segundo tempo, aos 2min, o volante Paulinho ampliou a vantagem. Após receber um cruzamento rasteiro na área, o atleta dominou, girou e bateu de direita para superar o goleiro japonês. Já nos acréscimos, Jô fez o terceiro.
Com o resultado, a seleção brasileira soma três pontos e larga na frente no Grupo A do torneio. México e Itália farão a outra partida da chave, neste domingo, às 16h, no Maracanã.
O Brasil volta a campo na próxima quarta-feira, às 16h, para enfrentar os mexicanos no Castelão, em Fortaleza.