Depois de receber sete jogos da Copa do Mundo-2014, incluindo a final entre Alemanha e Argentina, o Maracanã vai reabrir neste domingo para o clássico entre Flamengo e Botafogo, às 16h, pela 12ª rodada do Brasileirão. E o estádio terá novidades e algumas facilidades para o torcedor. Nem tudo ainda estará com 100% do funcionamento ideal, mas a concessionária que administra o complexo promete mais melhoria até o final deste ano.
Para esta primeira partida, os lugares serão marcados nos setores Leste e Oeste, e o torcedor poderá escolher o seu assento no momento da compra. Por enquanto, nos setores Norte e Sul, atrás dos gols, onde se concentram as torcidas organizadas, os ingressos não serão númerados e a escolha será livre.
Quem comprar entrada para o setor VIP, chamado de "Maracanã Mais", ainda poderá evitar as filas e imprimir o ingresso em casa. Para as outras áreas do estádio, o público que comprar pela internet até poderá imprimir um voucher, mas ainda terá que fazer a troca nas bilheterias para poder acessar o estádio.
"Os lugares marcados são uma inovação que implementamos na volta da Copa do Mundo, para dar ao torcedor este conforto a mais logo no retorno ao Maracanã. Tenho que destacar também que os setores Leste e Oeste, onde funcionarão os lugares marcados, são de uso compartilhado pelas torcidas, algo que não acontece em outros estádios. Nos 90 jogos que a concessionária operou, não houve incidentes entre as torcidas digno de registro e a torcida carioca dá um show nesta convivência, com os torcedores em harmonia. É um exemplo", explicou Sinval Andrade, vice-presidente da concessionária Maracanã.
Outra novidade é que as catracas do estádio agora estão sendo integradas com os programas de sócio-torcedores dos clubes do Rio de Janeiro. Para melhorar o esquema de segurança, os bilhetes de meia-entrada agora terão cor diferente dos demais.
Desde a reinauguração após ser completamente reformado, o Maracanã já foi palco de 100 jogos, com público total de 2.348.542 torcedores, média de 26.095 por partida.jogo, incluindo os duelos da Copa do Mundo. (ESPN)