São apenas nove pontos em disputa nas três rodadas que faltam para que cada um dos 20 times do Campeonato Brasileiro defina seu destino na temporada. O título já está no colo do Cruzeiro, mas o São Paulo alimenta uma esperança mínima; já a briga por Libertadores tem o líder garantido e outras seis equipes brigando por três vagas; por fim, a luta para não cair ainda é dor de cabeça para oito clubes, e até o lanterna ainda pode escapar. Veja abaixo a matemática da Série A, com números do site Infobola.
Título: Cruzeiro tem a mão na taça
Para avaliar quem ficará com a taça de campeão, as contas são bem simples. O Cruzeiro tem sete pontos de vantagem sobre o vice-líder São Paulo (73 a 66), com apenas nove pontos a serem disputados. Se o time mineiro vencer o Goiás no próximo domingo, fará a festa no Mineirão com duas rodadas de antecedência. Mesmo se não ganhar em casa, sairá campeão se o São Paulo não derrotar o Santos, em jogo no mesmo dia e horário (17h).
A equipe de Marcelo Oliveira, na verdade, só não conquista o bicampeonato nacional em caso de um desastre na reta final. Uma única vitória nos últimos três jogos será suficiente para levantar o troféu sem depender de resultados do São Paulo, e o time pode ser campeão até com três derrotas - basta os tricolores não somarem nove pontos. As chances são de 99% dos cruzeirenses contra 1% dos são-paulinos.
Libertadores: Galo e Corinthians favoritos, Flu quase fora
Na disputa por uma vaga no G-4, o quase campeão Cruzeiro já está garantido. O São Paulo também está praticamente confirmado na Libertadores - tem 99% de chances. Quem aparece em terceiro na tabela é o Corinthians, com 63 pontos, mas os jogos mais complicados fazem com que o time seja menos favorito que o Atlético-MG, que soma 61. Os paulistas têm confrontos duros contra Grêmio e Fluminense antes de fechar recebendo o Criciúma, ficando com 90% de chance de Libertadores; já o Galo pega o Inter na próxima rodada, mas fecha contra Coritiba e Botafogo, por isso aparece com 94%.
Os outros três times na briga são Internacional (60 pontos), Grêmio (60, mas com uma vitória a menos) e o Fluminense (57). Os dois gaúchos ainda estão bem vivos na disputa, mas a vitória extra dos colorados coloca o time de Abel Braga com mais possibilidades que o arquirrival: 68% contra 42%. Já o Flu viu suas chances despencarem para 6% após a inesperada goleada sofrida em casa para a Chapecoense, por 4 a 1, apesar de estar a apenas quatro pontos do G-4.
É bom lembrar também que o famoso G-4 pode ainda virar G-3 ou G-5, dependendo dos resultados da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Confira aqui as possibilidades e entenda como as vagas da Libertadores podem ser alteradas.
Rebaixamento: Criciúma e Botafogo no desespero, Palmeiras liga alerta
Na parte de baixo da tabela, a emoção também é grande. Dois times estão quase rebaixados: o lanterna Criciúma, com 30 pontos, e o penúltimo Botafogo, com 33 - eles têm 99% e 96% de chance de queda, respectivamente. O Bahia também vive situação dramática, com 34 pontos e 92% de possibilidade de jogar a Série B no ano que vem. Nenhum dos três deixará a zona da degola mesmo com uma vitória na próxima rodada.
Mais para cima, a briga está mais acirrada. O Coritiba completa o Z-4, com 38 pontos, e apresenta 33% de chance de queda; porém, é o Vitória, com a mesma pontuação e um triunfo a mais, quem tem mais risco de cair, com 42%. Em seguida, o mais ameaçado é o Palmeiras, que viu o descenso se aproximar de novo com uma série de resultados ruins e tem 23% de chance de cair. A Chapecoense, com 14%, também se preocupa, enquanto o Figueirense, com 1%, está quase tranquilo.
Terra